A doce vitória de Maria

entrega da Imagem ao Pe. MiguelApós o percurso de um longo trecho de terra, na poeira e no escuro, para levar, em carreata, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Ponte, do Santuário São Judas Tadeu, até o bairro de George Oeterer, em Iperó, um grande presente: Pe. Miguel acolheu a Mãe de Deus com a Celebração do Hino de “Akathistos”.

Hino Akathistos – (que literalmente significa «estando de pé», porque se canta nesta posição) – A doce vitória de Maria – é o hino mariano mais famoso do Oriente cristão. Canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, desde a anunciação até a parusia, contemplando a Virgem Mãe indissoluvelmente unida a Cristo e à Igreja

Composto originalmente em grego no final do século V é de autor desconhecido. A primeira parte representa a narração evangélica em uma série de quadros que vão desde a Anunciação de Maria até o Encontro de Maria com Simeão no templo de Jerusalém. A segunda parte expõe os principais artigos da fé mariana da Igreja: virgindade perpétua, maternidade divina, medianeira das graças celestiais.

O Hino Akathistos é comum a todos os cristãos de rito bizantino, ortodoxos e católicos. Constitui, pois, uma antiga e solene ponte para a plena comunhão entre a Igreja do Oriente e do Ocidente.

 “A ti, Maria, como ao general invencível,
meus cantos de vitória!
A ti, que me livraste de meus males,
ofereço meus cantos de reconhecimento!
Pois que tens uma força invencível,
livra-me de toda espécie de perigos,
a fim de que te aclame:
Ave, Virgem e Esposa!”

Despedida de Nossa Senhora da PonteNa expectativa de aprofundar cada vez mais o amor a Jesus, por meio de Maria, lembramos as palavras do saudoso papa – hoje São João Paulo II, em homília no ano jubilar (08/12/2000):

“Ela indica-nos o caminho e mostra-nos o seu Filho. Ao celebrá-la com alegria e gratidão, honramos a santidade de Deus, cuja misericórdia fez maravilhas na sua humilde serva. Nós a saudamo com o título de Cheia de graça e imploramos a sua intercessão por todos os filhos da Igreja que, com este Hino Akathistos, celebra a sua glória”.

Related Stories

spot_img

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments