Há exatamente um ano, no dia 13 de Março de 2.013, tivemos o fim do conclave e a proclamação: “Habemus Papam Francisco” (Cardeal Jorge Mario Bergoglio) – Nascido em Buenos Aires, capital da Argentina, em 17 de dezembro de 1936; primeiro da ordem jesuíta e o primeiro não europeu a assumir o cargo de papa, em mais de 1.200 anos.
Naquela mesma noite, na aula de Teologia, Padre Flávio falava desta reviravolta: 360 graus, em um mês, na Eclesiologia Católica. Aponta alguns sinais de mudança no modelo de Igreja.
a) Primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica – eleito num colégio com mais de 50% de cardeais europeus – O Eixo deixa de ser a Europa.
b) No seu primeiro discurso, feito logo após o anúncio de seu nome, o Papa Francisco pediu oração para si e também para o seu antecessor, o Papa emérito Bento XVI – gesto de grande humildade – o carisma franciscano. A figura de Francisco de Assis é carismática também nos meios não católicos, por exemplo, os budistas o admiram.
c) A escolha do nome – São Francisco de Assis recebeu a missão de Cristo de reconstruir a igreja. Quase 1.000 anos depois, essa missão é repassada ao cardeal argentino, chamado a reconstrução da igreja, nos nossos tempos.
d) Inspiração do nome também em Francisco Xavier, um dos fundadores da Companhia de Jesus, que foi missionário no oriente.
e) Ao agradecer o acolhimento da comunidade, enfatizou várias vezes a condição de ser o Bispo de Roma – sede da primazia da Igreja. Lembrando que o Papa preside as outras dioceses, na caridade. Este pode ser um sinal da descentralização burocrática da Igreja, com dioceses mais autônomas; retorno das Igrejas Ortodoxas.
Na benção solene “Urbi et Orbi” – “Á cidade de Roma e ao mundo” – uma abertura comum em pronunciamentos romanos, benção de Páscoa e de Natal, com as quais se dirige ao público em geral na Praça de S. Pedro e também concedida em sua eleição, ou seja, no final do conclave, a certeza da ação do Espírito Santo.
A partir deste momento vimos mudança de mentalidade, sinais visíveis da catolicidade, final do domínio da Europa, mudanças na Cúria (aspecto jurídico), etc.
E esteve conosco. O Brasil foi o primeiro país a usufruir da presença apostólica. O Vigário de Cristo nos trouxe a esperança, a luz da Fé (Lumen Fidei) e a Alegria do Evangelho (Evangelii Gaudium). Em Aparecida, diante de Nossa Senhora, nos ensinou a “deixar-nos surpreender por Jesus”.
Neste momento de ação de Graças, pelo primeiro ano do pontificado do Papa Francisco, jamais nos esqueçamos que este tem um grande intercessor: o querido Papa emérito Bento XVI, certamente dia e noite, diante de Jesus, intercedendo pela Igreja, por cada um de nós.
Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo! Salve Maria! Salve a Igreja Católica!