Aconteceu o 3º Encontro dos Profissionais Católicos de Sorocaba, sábado, dia 22 de agosto, promovido pelo Grupo de articuladores do Conselho de Leigos da nossa arquidiocese.
Juntamente com o diretor espiritual, arcebispo – D. Eduardo, e com o Dr Benedito Scaranzi, pediatra, que veio de Belo Horizonte (mas nasceu em Porto Feliz), os profissionais presentes meditaram: “Como ser presença cristã no mundo contemporâneo?”
Fácil? Certamente que não – disse o palestrante, por conta dos muitos desafios do nosso tempo, do secularismo e do ateísmo prático – fenômeno descrito pelo Papa emérito Bento XVI, e que o Papa Francisco tem alertado os cristãos:
” não ser aquele que vive somente para os próprios interesses e para as coisas terrenas; que crê em Deus, mas só lembra que Ele existe quando uma necessidade urgente se apresenta; que deseja o céu, mas nada faz para conquistá-lo…”.
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt 7,21)
Ser católico é muito mais que receber os Sacramentos e colocar os filhos na catequese. A verdadeira fé não é teoria, mas atitudes concretas, temer a Deus, mas olhar o Outro (isso mesmo com O maiúsculo) dando-lhe importância e vendo nele o Cristo. Testemunhando com a vida, o amor de Deus, experimentado e vivenciado:
“Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei no meio deles”. (Mt 18,20). Porque o que nos une é muito mais forte do que aquilo que nos separa!
O encontro encerrou com a Santa Missa. onde cada profissional presente acendeu sua vela no altar para ser “Sal da terra e luz no mundo”. (cf Mt 5,13-14).
Na liturgia a Festa de Nossa Senhora Rainha.
Intercede, Mãe por todos nós!