Valor do Sangue de Jesus

sangue de Jesus IIINo antigo calendário litúrgico, o dia 1º de julho era dedicado ao Preciosíssimo Sangue de N. S. Jesus Cristo. Após o Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI uniu sua celebração à do Corpo de Cristo (Corpus Christi), que oficialmente passou a se chamar solenidade do “Sacratíssimo Corpo e Sangue de Cristo”.

Nada impede que dediquemos o mês de julho – após as Solenidades de Corpus Christi e Sagrado Coração de Jesus – um culto especial ao Sangue de Cristo, grandioso sinal do amor misericordioso do Senhor para conosco, já que a maior prova de amor é dar a vida por quem se ama, de modo especialíssimo morrendo pelo outro (martírio).

O Novo Testamento atesta que o “precioso sangue” (1Pd 1,19) ou “sangue inocente” (Mt 27,4) do Filho de Deus é fonte especial de benefícios para a humanidade. Para alimentar a nossa fé e piedade, elencamos a seguir 10 valiosos ensinamentos bíblicos sobre o valor do Sangue de Jesus:

Jesus e o Pai1) Pelo sangue de Jesus é selada a Nova Aliança entre Deus e a humanidade, infinitamente superior à primeira: coroando uma vida inteira de entrega ao Pai por cada um de nós, na Última Ceia Jesus declarou: “Isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados” (Mt 26,28; cf. Mc 14,24; 1Cor 11,25; Hb 9,18; 10,29; 12,24).

2) Pelo sangue de Jesus derramado livremente em sacrifício, temos agora Alguém que nos pode guiar com segurança neste mundo: na condição de sacerdote-altar-cordeiro, o Senhor Crucificado se torna o “Bom Pastor” por excelência, sendo plenamente coerente com o que ensina: “O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande Pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus…” (Hb 13,20). O sangue, a água e o Espírito também “testemunham” a favor da inigualável condição de Filho de Deus (1Jo 5,6.8).

3) Pelo sangue de Jesus se dá a verdadeira purificação do pecado da humanidade, da qual se espera uma resposta de fé e amor: No Antigo Testamento o propiciatório era aspergido com sangue durante rituais expiatórios (cf. Lv 16,1.15), figura do que haveria de vir: “Deus o expôs (Jesus Cristo) como instrumento de propiciação, por seu próprio sangue, mediante a fé” (Rm 3,25; cf. 5,9); “E é pelo sangue deste (o Amado) que temos a redenção, a remissão dos pecados” (Ef 1,7; cf. 1Pd 1,18-19; Ap 1,5; 5,9).

4) Pelo sangue de Jesus o gênero humano foi libertado do domínio do demônio: após o pecado dos primeiros pais, Satanás ganhou amplo espaço para agir no mundo e na história, o que foi alterado com a Encarnação Redentora do Filho de Deus: “Uma vez que os filhos têm em comum carne e sangue, por isso também ele participou da mesma condição, a fim de destruir pela morte o dominador da morte, isto é, o diabo” (Hb 2,14); “Eles (os nossos irmãos), porém, o venceram (o acusador) pelo sangue do Cordeiro” (Ap 12,11).

sangue-de-jesus15) Pelo sangue de Jesus podemos nos aproximar mais de Deus e entre nós, renovando-se assim o amor, a comunhão: a primeira aproximação que se operou foi entre gentios e judeus (Ef 2,14), seguida pela de todos: “Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que outrora estáveis longe, fostes trazido para perto, pelo sangue de Cristo” (Ef 2,13); “…realizando a paz pelo sangue da sua cruz” (Cl 1,20).

6) Pelo sangue de Jesus somos santificados, ou seja, reservados para Deus e o que Lhe diz respeito, bem como abençoados, ou seja, cumulados com inúmeros benefícios (sobretudo espirituais): aquele que acolhe a salvação do Senhor e procura viver o seu Evangelho faz parte do seu povo santo: “Foi por isso que Jesus, para santificar o povo por seu próprio sangue, sofreu do lado de fora da porta” (Hb 13,12 – alusão ao fato de que Jesus foi crucificado fora dos muros da cidade: Mt 27,32p); “…para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue” (1Pd 1,2). At 20,28 nos recorda que o Pai adquiriu para si a “Igreja de Deus” mediante “o sangue do seu próprio Filho” (cf. Ef 5,25-27).

7) Pelo sangue de Jesus cada ser humano, em particular, pode obter a libertação de tudo o que nele se opõe à vontade divina:com nosso livre arbítrio, devemos permitir que os efeitos da redenção nos atinjam aqui e agora, transformando a nossa inteligência, vontade, os sentimentos, impulsos: “…quanto mais o sangue de Cristo que, por um Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha, há de purificar a nossa consciência das obras mortas para que prestemos um culto ao Deus vivo” (Hb 9,14; cf. 1Jo 1,7-9).

8) Pelo sangue de Jesus misticamente recebido na Eucaristia, obtemos paulatinamente a vida plena: É o que Jesus nos prometeu no famoso discurso sobre o pão da vida: “Em verdade, em verdade, vos digo: se não … beberdes o sangue (do Filho do Homem), não tereis a vida em vós… a vida eterna…” (Jo 6,53-56; cf. 1Cor 10,16). A imagem antiga do sangue como símbolo da vida encontra aqui seu sentido mais pleno.

9) Pelo sangue de Jesus ,temos acesso ao Paraíso, à eterna comunhão de amor com Deus: o cerimonial israelita da expiação é substituído pela única oferenda do sangue de Cristo, permitindo-nos o acesso ao “Santo dos Santos”: “Ele entrou uma vez por todas no Santuário, não com o sangue de bodes e de novilhos, mas com o próprio sangue, obtendo uma redenção eterna” (Hb 9,12); “Sendo assim, irmãos, temos a plena garantia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus” (Hb 10,19).

calice10) Pelo sangue de Jesus seremos capazes de celebrar eternamente a Sua e a nossa vitória! Para isso a comunidade cristã, e cada batizado, precisa estar unidos ao Senhor (que “veste um manto embebido de sangue” – Ap 19,13), sobretudo durante as tentações ou provações: “Estes são os que vêm da grande tribulação: lavaram suas vestes e alvejaram-nas no sangue do Cordeiro” (Ap 7,14).

Fonte: Divina Misericórdia

Related Stories

spot_img

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments