5º Dia – Novena da Misericórdia

papaecumenismo5º DIAHoje, traze-me as almas dos cristãos separados da unidade da Igreja e mergulha-os no mar da minha misericórdia; na amarga Paixão dilaceravam o Meu Coração, isto é, a Minha Igreja. Quando voltam à unidade da Igreja, cicatrizam-se as Minhas Chagas, e dessa maneira eles aliviarão a Minha Paixão (D. 1218).

Meditação: A unidade da Igreja –  “Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco, a saber, que o Filho unigênito do Deus foi enviado ao mundo pelo Pai, a fim de que, feito homem, remisse todo gênero humano e assim o regenerasse e unificasse. E Ele, antes de se oferecer  no altar da Cruz, como hóstia imaculada, rogou ao Pai em favor dos que crêem,  dizendo:  Para que todos sejam um, como Tu, Pai estás em mim e Eu em Ti; para que sejam um em nós, a fim de que o mundo creia que Tu me enviaste” (Jo 17,21)

vaticano_-_ecumenismo_470_x_289O Espírito Santo, que habita nos crentes, que enche e governa toda a Igreja, é quem realiza aquela maravilhosa comunhão dos fiéis  e une todos tão intimamente em Cristo. É Ele quem opera a distribuição das graças e dos ministérios, enriquecendo a Igreja de Jesus Cristo com diferentes dons   “a fim de aperfeiçoar os santos para a obra do ministério na edificação do corpo de Cristo” (Ef 4,12)

Nesta uma e única Igreja de Deus, já desde os primórdios, surtiram algumas divisões que o Apóstolo censura e condena.  Mais amplas, porém, nasceram nos séculos posteriores.  Grandes comunidades separaram-se da plena comunhão da Igreja Católica. Algumas vezes, não sem culpa dos homens de ambas as partes. Contudo os que agora, em tais comunidades nascem e permanecem na fé em  Cristo, não podem ser criticados pelo pecado da separação, e a igreja Católica os abraça com fraterna reverência e amor. Aqueles que crêem em Cristo e foram devidamente batizados estão constituídos numa certa comunhão, embora não perfeita, com a Igreja Católica.

20061011_papa_ecumenismo_2É  sem dúvida necessário que os fiéis católicos, na ação ecumênica, se preocupem com os irmãos separados, rezando por eles, comunicando-se com eles sobre assuntos da Igreja, dando os primeiros passos em direção a eles. Mas, sobretudo, examinem, com espírito sincero e atento, o que dentro da própria Família Católica deve ser renovado e realizado, para que sua vida dê um testemunho mais fiel e luminoso da doutrina e dos ensinamentos recebidos de Cristo através dos Apóstolos.

Embora a Igreja Católica esteja enriquecida por toda a verdade revelada por Deus e de todos os instrumentos da graça, contudo seus membros não vivem com todo aquele fervor que seria conveniente.  Por isso, a face da Igreja oferece, aos olhos dos irmãos separados e do mundo inteiro, um esplendor menor e seu crescimento se retarda. Por esse motivo os católicos todos devem tender à perfeição cristã e, segundo a condição de cada qual, empenhar-se para que a Igreja, carregando em seu corpo a humildade e mortificação de Jesus, de dia para dia, se purifique e se renove, até que Cristo a  apresente  a Si gloriosa, sem mancha e sem ruga.

papa-religiones_560x280Não há verdadeiro ecumenismo sem conversão interior. Os anseios de unidade nascem e amadurecem da renovação da mente, da renúncia de si mesmos e da efusão da caridade. Devemos por isso implorar ao Espírito Santo a graça de um sincero despreendimento, de uma humildade e mansidão no servir, e uma atitude de fraterna generosidade para com os outros .

Diz o Apóstolo Paulo – “… eu prisioneiro no Senhor, vos rogo que andeis dignos da vocação à qual fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com paciência, suportando-vos uns aos outros em caridade, e esforçando-vos solicitamente por conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”. (Ef 4,1-3) Quanto mais unidos estiverem em comunhão estreita com o Pai, o Verbo e o Espírito,  mais facilmente conseguirão aumentar a mútua fraternidade.

ecumenismoEsta conversão do coração e santidade de vida, juntamente com as preces particulares e públicas pela unidade dos Cristãos, devem ser  tidas como a alma de todo o movimento ecumênico e, com razão, podem ser chamados de ecumenismo espiritual. (Decreto Unitatis Redintegratio)

ORAÇÃO DO DIA – Misericordiosíssimo Jesus, Tu que és a própria bondade e não negas a luz áqueles que Te pedem, aceita, na morada do Teu compassivo coração, as almas dos nossos irmãos separados, atraí-os pela Tua Luz à unidade da Igreja e nãos os deixes sair da morada do Teu compassivo coração,  mas faze com que também eles glorifiquem a prodigalidade da Vossa Misericórdia.

Mesmo para aqueles que rasgaram o manto da Tua unidade flui do Teu Coração umaFonte de compaixão; a onipotência da Tua misericórdia, ó Deus, pode tirar também essas almas do erro.

Eterno Pai, olhai com o olhar da Tua misericórdia para as almas dos nossos irmãos separados, que esbanjaram os Vossos bens e abusaram das Vossas graças, permanecendo teimosamente nos erros. Não olheis para os seus erros, mas para o amor de Vosso Filho que suportou amarga Paixão por eles, pois também eles estão encerrados no Coração compassivo de Jesus. Fazei com que também eles  glorifiquem a Vossa grande  Misericórdia, por toda a eternidade. Amém.

TerçoRezar o Terço da Misericórdia

Participe conosco as 15 h na Capela da Adoração Perpétua, das orações e meditações deste dia da Novena ou acompanhe pelo site.

Related Stories

spot_img

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments