6º Encontro Regional da Pastoral da Comunicação

150512_E-mkt_Encontro_Regional_Comunicacao_ProducaoSorocaba será sede do 6º Encontro Regional de Comunicação em que reunirá membros da Pastoral da Comunicação das Dioceses de Itapetininga, Sorocaba, Itapeva, Jundiaí e Registro, para uma reflexão em torno do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, editado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Promovido pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Sorocaba e o Sub-regional Sul 1, este encontro acontecerá no dia 14 de Junho, das 8h às 17h, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, situado na Avenida Eugênio Salerno, 100, centro.

Conforme esta na introdução do Diretório Nacional de Comunicação, seu objetivo “é motivar a Igreja a uma reflexão a respeito da natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nas relações entre seus membros, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade.”

Os participantes assistirão à palestra e participa150512_Post_Facebook_Encontro_Regional_Comunicacao_Producaorão de dinâmicas de grupo, cujas atividades serão assessoradas pela Irmã Helena Corazza, da Congregação das Irmãs Paulinas. Ela é jornalista, mestre e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade São Paulo (USP). E também é coordenadora de Cursos no SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação – Paulinas), diretora-presidente da Signis Brasil, autora de diversos livros, entre eles “Pastoral da Comunicação, diálogo entre fé e cultura” e “Comunicação e relações de gênero em práticas radiofônicas”, além de diversos artigos no campo da comunicação e Igreja, comunicação e educação.

O Diácono José da Cruz, atual coordenador da Pascom de Sorocaba, e o Padre André Luiz Garcia, coordenador da Sub Região e membro da equipe de coordenação estadual da Pascom, dizem a respeito desse encontro: “Nosso objetivo maior é oferecer formações na área da comunicação para que, juntos, possamos articular e fortalecer o trabalho dessa pastoral em nossas Igrejas”. Segundo o diácono, “convidamos todas as Paróquias de nossas Dioceses a enviarem seus representantes para esse importante encontro de reflexão.”

O Diretório de Comunicação que será estudado é um documento da CNBB que se destina, em primeiro lugar, aos responsáveis pela formulação e pela condução das práticas de comunicação nos diferentes âmbitos da vida eclesial e nas relações da Igreja com a sociedade. O texto está atento aos apelos da Santa Sé no sentido de que seja promovido, em todas as instâncias da Igreja, um processo de estudo e reflexão sobre os desafios que as novas condições civilizatórias trazem para a sua missão evangelizadora.

Composto por um conjunto de dez capítulos, esse Diretório serve como base para a formação de sacerdotes, religiosos e leigos, oferecendo elementos para a produção de subsídios multimidiáticos que, através de uma linguagem simples e apropriada, fortaleçam a Pastoral da Comunicação em todos os seus níveis e projetos.

Os interessados em participar deste encontro devem entrar em contato pelo telefone (15) 3229-6883. São esperados profissionais da área, estudantes e, especialmente, participantes ou interessados em atuar nas pastorais de comunicação.

 

 

Related Stories

spot_img

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments