8º Dia – Novena da Misericórdia

rezemosHoje, traze-Me as almas que se encontram na prisão do Purgatório e mergulha-as no abismo da Minha misericórdia. Que as torrentes do Meu sangue refresquem o seu ardor. Todas essas almas são muito amadas por Mim. Elas pagam as dívidas à Minha justiça. Está em teu alcance trazer-lhes alívio. Tira do tesouro da Minha Igreja todas as  indulgências e oferece-as por elas. Oh, se conhecesses o seu tormento, incessantemente oferecerias por elas a esmola do espírito e pagarias as suas dívidas à Minha justiça (D. 1226)

Meditação: O Purgatório (PE. Michal Sopocko)

Virá a noite, na qual já ninguém pode trabalhar”. (Jo 9,4)

1- Com estas palavras o Salvador nos ensina que apenas enquanto vivemos podemos acumular merecimentos, e que além do túmulo não podemos fazer nada para merecer a vida eterna. Nem toda a alma que sai deste mundo com a graça santificante possui a perfeição que o Senhor exige: “Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai Celeste é perfeito”. (Mt 5,48) A maioria morre tendo apenas uma orientação para Deus, mas ainda imatura para a felicidade eterna. Nesse caso Deus nos dá a possibilidade de nos purificarmos. Desta possibilidade fala Jesus, quando adverte contra certo pecado que “não alcançará perdão nem neste século, nem no século vindouro” (Mt 12,32), ou quando fala da prisão, da qual “não sairá antes de ter pago o último centavo” (Mt 5,26).

catacumbas

Pintura das catacumbas de Roma,

que possuem muitas inscrições

e orações pelos mortos  

2- As inscrições nos túmulos dos primeiros cristãos e os Padres da Igreja testemunham que já os primeiros cristãos tinham o costume de fazer orações, dar esmolas, e principalmente celebrar o sacrifício eucarístico pelo alivio e descanso eterno dos mortos. Lembravam-se dessa salvação, aludida pelas palavras: “passando de alguma maneira através do fogo” e apressavam-se em levar ajuda aos seus irmãos.

3- A Igreja padecente necessita de ajuda dos membros vivos do Corpo místico de Cristo, que ainda vivem no mundo e têm a possibilidade de prestar reparação. A Igreja militante atém-se fielmente as palavras da Sagrada Escritura: “Coisa santa e salutar é orar pelos mortos” (2Mc 2,43). Todos nós temos a agradável e cara obrigação de oferecer pelas almas no Purgatório as nossas orações e indulgências, sofrimentos e méritos, mortificações e trabalhos e especialmente o Sacrifício Eucarístico, no qual se faz presente sacramentalmente a infinita reparação do Sacrifício de Cristo na Cruz. Desta forma nas palavras de S. Paulo “os membros tenham o mesmo cuidado, uns com os outros” (1Cor 12,25), em nenhuma parte se confirmam tanto como nas orações da Igreja pelas almas dos falecidos. Quando o sacerdote, durante a santa Missa, diante do Sacrifício do Corpo e do Sangue do Salvador que repousa sobre o altar, clama ao Pai Celeste: “ Lembrai-Vos também, Senhor, dos Vosso servos e servas que nos precederam com mo sinal da salvação e dormem o sono da paz”, a Igreja triunfante, militante e padecente conferem-se mutuamente um santo ósculo, e Cristo com seus membros celebra a lembrança da sua entrega, por infinita Misericórdia, a seus filhos e irmãos para a alegria e sofrimentos comuns.

Almas-do-purgatorio24- Finalmente o nosso próprio interesse exige que levemos ajuda às almas no Purgatório, pois elas serão nossas protetoras diante de Deus e rezarão por nós incessantemente. O próprio Jesus será o nosso defensor. Se um copo de água dado em seu nome merece recompensa eterna, o que não fará o misericordiosíssimo Salvador para recompensar uma misericórdia ainda maior com as almas do Purgatório; Ele se lembrará de nós quando talvez lá nos encontrarmos também para satisfazer a Justiça divina.

salvação das almasSanta Faustina escreve; “Vi o Anjo da Guarda que me mandou acompanhá-lo. Imediatamente encontrei-me num lugar enevoado, cheio de fogo, e, dentro deste, uma multidão de almas sofredoras. Essas almas rezam com muito fervor, mas sem resultado  para si mesmas;  apenas nós podemos ajudá-las. As chamas que as queimavam não me tocavam. O meu Anjo da Guarda não se afastava de mim nem por um momento. E perguntei a essas almas qual era o seu maior sofrimento. Responderam-me, unânimes que o maior sofrimento delas era a saudade de Deus. Vi Nossa Senhora que visitava as almas no Purgatório. As almas chamam Maria “Estrela do Mar”. Ela lhes traz alívio. Queria conversar mais com elas, mas o meu anjo da guarda fez-me sinal para sair. Saímos pela porta dessa prisão de sofrimento. Ouvi então uma voz interior que me dizia: A minha Misericórdia não deseja isto, mas a justiça o exige. A partir desse momento, me encontro mais unida às almas sofredora”. (Diário nº 20)

ORAÇÃO DO DIA – Misericordiosíssimo Jesus, Tu que queres misericórdia, eis que estou trazendo à morada do Teu compassivo Coração, as almas do Purgatório; almas que Te são muito queridas e que, no entanto, devem reparar a Tua justiça. Que as torrentes de Sangue e Água que brotaram do Teu Coração apaguem as chamas do fogo do Purgatório, para que também ali seja glorificado o poder da Tua misericórdia.

Do terrível ardor do fogo do purgatório ergue-se um lamento das almas à Tua  misericórdia; e recebem consolo, alívio e conforto na torrente derramada do Sangue e da Água.

Eterno Pai, olhai com o olhar da Vossa misericórdia para as almas que sofrem no purgatório e que estão encerradas no Coração compassivo de Jesus. Suplico-Vos pela dolorosa Paixão de Jesus, Vosso Filho, e por toda a amargura de que estava inundada a Sua santíssima alma. Mostrai a Vossa Misericórdia às almas que se encontram sob o olhar da Vossa justiça e não olheis para elas de outra forma, senão pelas chagas de Jesus, Vosso diletíssimo Filho, porque nós cremos que a Vossa bondade e misericórdia são incomensuráveis. Amém.

TerçoEm seguida rezar o Terço da Misericórdia

Participe conosco na Capela da Adoração Perpétua – às 15 h

Ou acompanhe as orações e meditações pelo site (página principal)

Jesus, eu confio em Vós!

 

Related Stories

spot_img

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments