9º Dia – Novena da Misericórdia

gelo_fogoHoje, traze-Me as almas tíbias e mergulha-as no abismo da Minha misericórdia. Essas almas ferem mais dolorosamente o Meu coração. Foi da alma tíbia que a Minha alma sentiu repugnância no Jardim das Oliveiras. Elas me levaram a dizer: Pai, afasta de Mim este cálice, se assim for a Vossa vontade. Para elas, a última tábua de salvação é recorrer à Minha misericórdia (D 1228)

 MEDITAÇÃO ÁS ALMAS TÍBIAS (Pe. Michal Spocko- diretor espiritual de Santa Faustina)

Assim, porque és morno, nem frio, nem quente, estou a te vomitar de minha boca”. (AP 3,16)

Desta maneira Cristo, pela boca do Apóstolo João, repreende as almas tíbias, mostrando como elas são desprezíveis a Deus. Uma alma tíbia, apesar das muitas graças da misericórdia divina, despreza-as e deixa-se dominar pela indolência, que afasta do zelo, e a qualquer pretexto abandona por completo a oração. Aparentemente freqüenta os sacramentos, mas levianamente, sem devido preparo, e por isso quase inutilmente, quando não sacrilegamente. Evita apenas aquilo que é expressamente pecado mortal, mas comete pecados veniais com plena consciência;  nunca pensa em sacrificar-se por amor a Deus. O orgulho, a ira, a impaciência, a grosseria, as maledicências e os mexericos, a distração voluntária na oração, do que não quer ou não faz esforço para se corrigir.

leitura e oraçãoA tibieza é um estado muito perigoso, visto que a alma permanece nele na ilusão, como o doente que se finge são e não procura o médico. As causa da tibieza são numerosas; todas decorrem do exagerado amor próprio, que sobretudo deve ser mortificado. A segunda causa é a negligência nas pequenas coisas, o menosprezo das pequenas virtudes, bem como as pequenas faltas. A terceira causa são as quedas voluntárias, cometidas conscientemente, que enfraquecem profundamente a alma. Algumas vezes, a excessiva atividade contribui igualmente para isso, pois o homem que se deixa envolver a fundo pelo turbilhão da vida ativa, dispersa-se todo e se esgota. Finalmente, nada se opõe tanto a Deus como o mundo, Por isso, todo passo que aproxima a alma do mundo afasta-a de Deus e, aos poucos, leva-a ao estado de tibieza.

A cura da tibieza é muito difícil, em razão do esgotamento espiritual, de uma forte anemia que causou terríveis estragos interiores. Outra dificuldade é a teimosia e a desobediência diante do diretor da consciência que, na maioria das vezes, o tíbio não procura e não tem. A alma tíbia, enganada pelas falsas aparência da virtude, não vê a sua miséria, não reconhece a necessidade do remédio, o que torna a cura extremamente difícil.

No entanto a tibieza não é uma doença inteiramente incurável:  “Aconselho-te a comprar de mim ouro purificado no fogo, para que enriqueças, vestes brancas para que te cubras e não aparece a vergonha da tua nudez, e um colírio para que unjas teus olhos e possas enxergar”.  (Ap 3,18)

oraçãoEis o remédio eficaz contra a tibieza: comprar o amor de Deus pela moeda da oração, que na verdade é penosa para a alma tíbia, mas indispensável, embora quase impossível sem a graça preventiva. Por isso neste dia da novena devemos rezar fervorosamente pedindo essa graça para as pessoas tíbias, pois elas próprias não conseguem dar cabo das dificuldades e necessitam da ajuda dos outros.

Diz Santa Faustina: No final da via sacra que eu estava rezando, Nosso Senhor começou-se a queixar-se das almas religiosas e sacerdotais, da falta de amor nas almas eleitas.

Permitirei que sejam destruídos conventos e igrejas. Almas sem amor e dedicação, almas cheias de egoísmo e amor próprio, almas orgulhosas, cheias de perversidade e falsidade. Almas tíbias, que têm calor apenas para se manter vivas. Todas as graças que diariamente derramo sobre elas descem como por uma rocha. Não posso suportá-las, porque não são boas nem más. Se não se converterem e não se inflamarem do amor primitivo, farei com que pereçam no mundo…”

Quando quis interceder por eles, não pude encontrar nada para sua justificação, a dor apertou-me o coração e eu chorava amargamente. Então o Senhor olhou bondosamente e consolou-me com estas palavras:

apocalipse“Não chores, existe ainda um grande número de almas que me amam muito, mas o meu coração deseja ser amado por todos, e porque meu amor é grande, por isso os ameaço e castigo” (D 1702-1703) 39

Quanto a mim, repreendo e educo todos aqueles que amo. Recobra, pois, o fervor e converte-te! Eis que estou a porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo” (Ap 3,19-20)

ORAÇÃO DO DIA – Ó compassivo Jesus, Tu que és a própria compaixão, trago, à mansão do Teu compassivo Coração, as almas tíbias. Que se aqueçam no fogo do Teu amor puro essas almas  geladas que, semelhantes a cadáveres, Te enchem de tanta repugnância. Ó Jesus, muito compassivo, usa a força da Tua misericórdia, as atrai até o fogo do Teu amor e concede-lhes o amor santo, porque Tu podes tudo.

O fogo e o gelo não podem ser unidos, porque ou o fogo se apaga,ou o gelo se derrete; mas a Tua misericórdia, ó Deus, pode auxiliar indigências ainda maiores.

Eterno Pai, olhai com a Vossa misericórdia para as almas tíbias e que estão encerradas no Coração compassivo de Jesus. Pai de misericórdia, suplico-Vos pela amargura da Paixão de Vosso Filho e por Sua agonia de três horas na cruz, permiti que também elas glorifiquem o abismo da Vossa misericórdia. Amém

Rezar o Terço da Misericórdia

TerçoParticipe da Novena, direto da Capela da Adoração Perpétua, diariamente as 15 h ou acompanhe pelo site, na página principal.

Jesus eu confio em Vós

Related Stories

spot_img

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments