A Ceia do Senhor

 

 

Resultado de imagem para imagem de jesus crucificado

 

Meus irmãos e irmãs reflitam comigo:
Estamos na quaresma, nos preparando para a páscoa, recebendo orientações para refletir sobre nossas ações para com as pessoas, para com o nosso mundo… Recebemos na homilia palavras para recomeçar uma vida nova, deixando de lado toda atitude de preconceito. O renascimento vai nos trazer o benefício de uma vida leve, com amor, sem retaliações, ajudando o semelhante a se sentir respeitado, ajudando em suas aflições e com isso ter a esperança de recomeçar uma vida plena.
É o eterno milagre da vida que renasce todos os dias. Não podemos deixar de refletir que a páscoa tem também o seu papel na história, centrado na celebração da saída do povo de Israel da escravidão do Egito. Portanto um símbolo de libertação.
Na liturgia diária, vemos no período da quaresma (lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e também o sofrimento que ele suportou na crucificação) a conversão para nos tornar pessoas melhores, mas também o sentido maior da alegria ao podermos viver a graça de Deus. Mais que isso, poder participar em nossa Igreja da Ceia do Senhor, a Ceia Pascoal, quando Jesus disse: “Fazei Isto em Memória de Mim”, reparemos que Ele disse numa Ceia Pascal Anual em família (oferecendo aos discípulos o pão e o vinho).
Os símbolos que encontraremos durante toda a páscoa:
Os ramos de palmeira
A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas de palmeira, para comemorar sua chegada.
Atualmente, as folhas de palmeiras são usadas na decoração das Igrejas durante as comemorações da Semana Santa, como um sinal de “boas-vindas a Cristo”.
Cordeiro
Cordeiro – Este é um dos símbolos mais antigos da Páscoa, lembrando a aliança que Deus teria feito com o povo judeu no Antigo Testamento.
Naquela época, a Páscoa era celebrada com o sacrifício de um cordeiro.
Para os cristãos, Jesus Cristo é o “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.
Círio Pascal
O Círio Pascal é uma grande vela, decorada com as letras gregas alfa e ômega, que significam “início” e “fim”, respectivamente, e usada durante as missas da Semana Santa.
Durante a Vigília Pascal é inserido na vela os cinco pontos das chagas de Cristo na cruz.
É acesa no Sábado de Aleluia e sua Luz representa a Ressurreição de Cristo.
O Peixe
O peixe é um símbolo trazido dos apóstolos que eram pescadores.
Peixe Pascal – É um símbolo de vida, usado pelos primeiros cristãos, no acróstico IXTUS – peixe em grego.
As letras são as iniciais de “Iesus Xristos Theos Huios, Sopter”, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador”.
Faz parte do ritual da Semana Santa comer peixe na Sexta Feira Santa, para lembrar o ritual dos 40 dias de jejum de carne, seguidos pelos cristãos durante a Quaresma.
Ovo de Páscoa
Por representar o nascimento e a vida, presentear com ovos era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo.
Ovo de Páscoa – Durante as festividades para comemorar o início da primavera e a época de plantio, os ovos eram cozidos, pintados para representar a fertilidade e a vida.
O costume passou a ser seguido durante as festividades dos cristãos, eram pintados com imagens de Jesus e Maria, representando simbolicamente o nascimento do Messias.
Muitas culturas mantêm até hoje esse costume. No mundo moderno, o ovo fabricado com chocolate virou uma tradição de presente no Domingo de Páscoa.
Coelho de Páscoa
Coelho da Páscoa – O coelho de Páscoa tornou-se o símbolo da fertilidade e da vida, devido a particularidade deste animal de se reproduzir em grandes ninhadas.
Está relacionado com a Páscoa por representar a esperança de vida na Ressurreição de Jesus Cristo.
Vários povos da antiguidade já consideravam o coelho como símbolo da fertilidade, pois com a chegada da primavera, eram os primeiros animais a saírem de suas tocas.
Com o passar dos tempos, os coelhinhos de chocolate entraram para os costumes das festividades da Semana da Páscoa.
Assim como os ovos de chocolate, os coelhinhos viraram tradição de presente no Domingo de Páscoa.
Na Semana Santa a Páscoa Cristã relembra os acontecimentos que Jesus teve que passar:
A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, quando a estrada era enfeitada com folhas da palmeira.
A Sexta Feira é o dia da celebração da morte de Jesus na Cruz. O Sábado de Aleluia é o dia da celebração da missa da meia noite, na passagem para o Domingo da Ressurreição.
No domingo, é celebrada a Páscoa – o Domingo de Páscoa, o dia da Ressurreição de Jesus e sua primeira aparição para seus discípulos.
Uma ótima Páscoa a todos com Jesus no coração.

Related Stories

spot_img

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments