A missão da Bandeira do Divino Espírito Santo

Bandeira - CortejoEstamos na Novena do Espírito Santo, em preparação para a Solenidade de Pentecostes, no próximo domingo – dia 08.

Os festeiros do Santuário, devotos do Divino, no seu décimo ano consecutivo, encerraram a missão nas ruas.

Levaram a Bandeira do Divino, durante cinqüenta dias, com piedade e honra, e em cortejo, cantando e rezando, pelas ruas e vielas das regiões paroquiais, abrangidas pelo Santuário São Judas Tadeu – Central Parque, Jardins São Marcos, Itanguá, Piazza di Roma, Tulipas e áreas adjacências.

bandeira - missão

Com Maria – Rezando o terço nas ruas, os festeiros não deixam de invocar e levar Maria Santíssima aos irmãos, sabendo que não há como separar Maria do Espírito Santo. Onde está o Filho está a mãe, promovendo a unidade dos cristãos.

Com simplicidade traduziram nos seus gestos, a Fé em Jesus Cristo, ressuscitado, que prometeu:“… não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós”. (Jo 14,18)

Neste ano, a participação dos jovens foi marcante, todas as noites e no último dia, os crismandos, levaram a Bandeira nos comércios próximos ao Santuário. A Bandeira do Divino, contendo a estampa da Pomba do Espírito Santo, é o mais tradicional símbolo da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. O Catecismo da Igreja Católica vai nos falar deste e dos outros símbolos do Espírito Santo: a água, o dedo, o fogo, a nuvem e a luz, a mão, o selo e a unção.

Bandeira - jovensPomba – A vida pública de Jesus tem início com seu Batismo por João no rio Jordão. João Batista proclamava “um batismo de arrependimento para a remissão dos pecados” (Lc 3,3). Uma multidão de pecadores, de publicanos e soldados, fariseus e saduceus e prostitutas vem fazer-se batizar por ele. Jesus aparece, o Batista hesita, mas Jesus insiste. E Ele recebe o Batismo. Então o Espírito Santo, sob forma de pomba, vem sobre Jesus, e a voz do céu proclama: “Este é o meu Filho bem-amado” (Mt 3,13-17). É a manifestação (“Epifania”) de Jesus como Messias de Israel e Filho de Deus. (CIC 535)

dons do esp santo

DONS, CARISMAS E FRUTOS – Aos dons de santificação, infusos nos Batismo, descritos na Bandeira do Divino,há também os carismas e os doze frutos: caridade – gozo – paz – paciência – benignidade – bondade – longanimidade – mansidão – fé – modéstia – continência – castidade.

“A manifestação do Espírito Santo é dada a cada um para proveito comum” (1 Cor 12, 7). O que significa isto? Todo o dom é dado, não para proveito pessoal mas sim para proveito dos outros, para que os filhos e as filhas de Deus beneficiem destes dons.

Carismas – são dons dados em favor da comunidade (1cor.12,4-11) Há diversidade de dons e de serviços mas o Espírito é o mesmo, pois é o mesmo Deus que opera tudo, em todos. A manifestação do Espírito Santo é dada a cada um para proveito comum. A um, o Espírito Santo dá uma palavra de sabedoria, a outro, uma palavra de ciência, a outro a fé, a outro o dom das curas, a outro o dom de operar milagres, a outro a profecia, a outro o discernimento do Espírito, a outros, o dom das línguas e a outros a interpretação dessas mesmas línguas. Tudo isto, porém, é dado pelo mesmo e único Espírito que distribui a cada um conforme a necessidade.

bandeira - festeirosMissão – Na Liturgia desta semana da Novena, acompanhamos a leitura, onde o apóstolo Paulo chega a Éfeso e, ali,  junto com os discípulos, ao anunciar o Evangelho, faz uma pergunta fundamental, porque ali existem discípulos de Jesus:

Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nós nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo”. (At 19,2)

Os homens fazem muitas perguntas e pedem coisas banais e passageiras mas esquecem-se de pedir o essencial que é a graça do Espírito Santo. Lucas no capítulo 11, 13, diz-nos: “O Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedem.

Eis a missão da Bandeira do Divino: fazer o Espírito Santo tornar-se conhecido e amado! E para os festeiros fica a homenagem, na antiga canção:

009“O Divino vai embora. Muita gente esta chorando. Nesta triste despedida a bandeira estão beijando.

Bandeireiros se despedem. As violas estão tocando.
O Divino vai se embora pra voltar no outro ano.

Salve o Divino Espírito Santo, Oiá! Oiá! Oiá!!!!

Related Stories

spot_img

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments