Com Maria atravessamos a Porta Santa

portal_santa_jubileu_misericordiaEstamos no Ano da Misericórdia , anunciado e aguardado desde o dia 13 de março, no Vaticano, véspera da Festa da Misericórdia. Na ocasião o Papa Francisco explicou que a iniciativa nasceu da sua intenção de tornar “mais evidente a missão da Igreja de ser testemunha da misericórdia”.

 

Abertura preliminar da Porta Santa - cerimoniaA abertura de cada uma das quatro Portas Santas foi previamente preparada, a partir da derrubada da parede de tijolos que desde 2000 tinham-na mantido selada pela parte de dentro. Seus muros e suas placas internas com a grande cruz, foram retiradas em cerimônia própria.

Interior da Porta SantaConcluídas as aberturas das Portas Santas, das quatro Basílicas Papais e das Catedrais e Santuários no mundo todo, para este Jubileu Extraordinário da Misericórdia, nada nos impede de usufruirmos das graças associadas a este tempo favorável. Acolhendo as palavras do Espírito Santo à Sua Igreja, na pessoa do Seu Vigário na Terra – o Papa Francisco, em cada uma das cerimônias.

069Basílica de São Pedro – A abertura da Porta Santa, no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição marcou simbolicamente o início do Jubileu. “Abri-me as portas da justiça“, pediu o Papa Francisco, no breve ritual que decorreu no fim da Missa a que presidiu na Praça de São Pedro, antes de empurrar as portas, fechadas desde o Jubileu do ano 2000. O Papa foi o primeiro a atravessar a Porta Santa, recolhendo-se depois em oração durante alguns momentos, em silêncio. Em seguida o Papa emérito Bento XVI, seguido pelos cardeais, bispos e representantes de sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos, em procissão até ao túmulo de São Pedro.

Porta Santa - arquibasilicaBasílica de São João de Latrão – No dia 13 de dezembro a abertura da Porta Santa da Catedral de Roma, assim como nas demais do mundo inteiro, simbolizou a acolhida misericordiosa da Igreja ao povo. “Esta fonte nunca poderá esgotar-se, por maior que seja o número daqueles que dela se abeirem. Sempre que alguém tiver necessidade poderá aceder a ela, porque a misericórdia de Deus não tem fim”.

Porta Santa - S. João de LatrãoBasílica São Paulo extra muros – Também neste dia 13 foi aberta a Porta Santa desta Basílica Papal. A cerimônia foi presidida pelo Cardeal Arcipreste James Harvey, que em sua homilia destacou ser “este o tempo da Igreja reencontrar o sentido da missão e fazer sentir a todos aquele amor de Deus que perdoa, que consola e que dá esperança”. Exortou os fieis a “redescobrirem as obras de misericórdia, quer espirituais quanto corporais, e a não perder nunca a esperança diante de um mundo que parece não tê-la mais, mas de entregar-se ao Senhor e de olhar para este Jubileu como um novo ponto de partida”.

ANSA927588_LancioGrandeBasílica de Santa Maria Maior – Na tarde da sexta-feira – 01 dia do Ano de 2016, o Papa Francisco presidiu à celebração da Santa Missa no início da qual abriu a Porta Santa do primeiro templo dedicado a Nossa Senhora no Ocidente, no âmbito do Jubileu da Misericórdia. “Salve Mãe de misericórdia, Mãe de Deus e Mãe do perdão, Mãe da esperança e Mãe da graça, Mãe cheia de santa alegria”. Nestas poucas palavras – disse o Papa – está sintetizada a fé de gerações de pessoas, que, mantendo os olhos fixos no ícone da Virgem, pedem a sua intercessão e consolação: “O Filho de Deus, que se encarnou para a nossa salvação, deu-nos a sua Mãe, que se fez peregrina conosco, sem jamais nos deixar sozinhos no caminho da nossa vida, especialmente nos momentos de incerteza e sofrimento. Maria é Mãe que perdoa e, por isso, é a Mãe do perdão”.

20160101_152453SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU – Nós entramos pela Porta Santa, aberta solenemente, pelo arcebispo D. Eduardo Benes de Sales Rodrigues, também na tarde do dia 01 de janeiro. Em comunhão com o Papa Francisco, celebrando a Santa Mãe de Deus.

Consagracao a Nossa Senhora - jpgNo dia seguinte – 02 de Janeiro – 1º Sábado do mês e do ano, na Comunidade São Marcos, do Santuário, o ano 2016 foi consagrado à Nossa Senhora, pelo Pe. Jorginho, a pedido do reitor Pe. Flávio Jorge Miguel Junior. Todos os presentes puderam sentir a força e o poder do Espírito Santo, pela poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria.

 

Abertura Porta SantaNa trajetória 2016, o gesto simbólico de atravessar a Porta Santa deve repetir-se durante todo este Ano Jubilar da Misericórdia. Para todos os que atenderem ao pedido do Espírito Santo do Papa Francisco:

“Entrar pela Porta significa descobrir a profundidade da misericórdia do Pai que a todos acolhe e vai pessoalmente ao encontro de cada um. Neste Ano, deveremos crescer na convicção da misericórdia. Que o cruzamento da Porta Santa nos faça sentir participantes deste mistério de amor. Ponhamos de lado qualquer forma de medo e temor, porque não se coaduna em quem é amado; vivamos, antes, a alegria do encontro com a graça que tudo transforma”.

No Santuário São Judas Tadeu, entrar pela Porta Santa é encontrar-se com Jesus Eucarístico – Presença Real, em qualquer momento do dia.

Consagracao a Nossa Senhora - 6

 

Atravessemos a Porta Santa da Misericórdia na certeza da companhia da Virgem Mãe, a Santa Mãe de Deus, que intercede por nós. Deixemo-nos acompanhar por Ela para redescobrir a beleza do encontro com o seu Filho Jesus”.

received_519433778226425 - Copiar

Na Capela da Adoração Perpétua, 24 horas – Jesus espera por nós!

Related Stories

spot_img

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments