Permanecendo na presença do Senhor, como os apóstolos no cenáculo em Jerusalém:
“Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago. Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos dele”. (At 1,13-14)
Maria esteve sempre ao lado de Jesus, do início ao fim de sua vida pública. O seu ministério agora é exercido pela Igreja, sempre no nome de Jesus. “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena”. “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho”.
Na Teologia Joanina o discípulo amado não é João. Também ele o é, mas representa a figura da Igreja, com as suas características: está aos pés da cruz; não foge na hora do sofrimento.
Mulher – nesta palavra a configuração da nova Eva – alusão ao Gênesis. Portanto, Maria é Mãe da Igreja. Nela a maternidade espiritual.
“Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa”. (Jo 19, 25-27)
Todo discípulo de Jesus ganha esta maternidade. E a partir dessa hora… “holos” (casa) … é o desígnio da Igreja. Naquele tempo ainda não havia templos de madeira ou pedra; os cristãos se reuniam em casas. Ex: de Cornélio (Atos 10), das mulheres piedosas, etc.
O discípulo de Jesus é aquele que recebe Maria em sua casa, em seu coração e permanece com ela.
Assim também considera o Beato João Paulo II, que enquanto Pontífice escreveu em sua carta encíclica Redemptoris Mater: “O cristão, tal como o apóstolo João, acolhe a Mãe de Cristo e a introduz em todo espaço da própria vida interior, isto é, em seu “eu” humano e cristão: leva-a para sua casa”.
Com Maria, com os anjos, neste Carnaval, Adoremos o Senhor!
Participe da Programação de Carnaval do Santuário.
Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, rogai por nós!