Comemoração jubilar da Sacrosanctum Concilium

concilioApós o encerramento do Ano da Fé, dentro das festividades dos 50 anos do Concilio Vaticano II, a arquidiocese de Sorocaba promoveu, no Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu, encontro formativo – dias 02, 03 e 04 de dezembro.

Reuniram-se, diariamente, representantes das paróquias de Sorocaba e região, especialmente os que trabalham na liturgia, ministros de eucaristia, leitores, acólitos, alfaias, equipes de música, de acolhida e do dizimo.

O evento aconteceu no momento em que a Igreja comemora a publicação da Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, promulgada em 04 de Dezembro de 1963, pelo Papa Paulo VI. O Concilio ecumênico Vaticano II foi considerado um dos mais importantes da historia da Igreja.

As suas decisões estão expressas nas 4 constituições, 9 decretos e 3 declarações elaboradas e aprovadas pelos bispos do mundo inteiro. Destes documentos a Constituição Sacrosanctum Concilium abriu o caminho para uma profunda reforma da liturgia.

A Sacrosanctum Concilium é o texto que afeta mais diretamente a vida dos católicos e através dela os Padres conciliares começaram seus trabalhos. Ela tem como objetivo renovar os ritos através de um retorno às fontes e simplificá-los, a fim de permitir, aos fiéis, melhor informação e compreensão. A introdução da língua vernácula, substituindo o latim, possibilitou a participação mais ativa dos fiéis, nas orações, no canto e nas homilías.

A Constituição afirma que Cristo se torna presente na liturgia de muitas maneiras: não apenas nos sacramentos, em particular sob as espécies eucarísticas, e no seu celebrante – in persona Christi –, mas também na Palavra de Deus lida e recebida na fé, assim como na assembleia que ora em seu nome (SC 7).

A pauta do evento incluiu a história das adaptações e as necessidades atuais da Liturgia: 2ª feira – 02/12 – Pe Flavio Jorge Miguel Junior e Pe. José Edimilson Santos Silva conduziram os presentes à reflexão teológica da Sacrosanctum Concilium e a importância da preparação litúrgica. 3ª feira – 03/12 – Pe. Valeriano dos Santos Costa, presidente da associação dos liturgistas do Brasil, meditou o amor de Deus, expressado e atualizado na Liturgia da Missa. 4ª feira – 04/12 –

Encerramento com a Celebração Eucarística solene presidida pelo Arcebispo Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues – no aniversário da Sacrosanctum Concilium, ficou a mensagem: “Pela Liturgia da terra participamos, saboreando-a já, na Liturgia celeste celebrada na cidade santa de Jerusalém, para a qual, como peregrinos nos dirigimos e onde Cristo está sentado à direita de Deus, ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo; por meio dela cantamos ao Senhor um hino de glória com toda a milícia do exército celestial, esperamos ter parte e comunhão com os Santos cuja memória veneramos, e aguardamos o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, até Ele aparecer como nossa vida e nós aparecermos com Ele na glória (SC 8)

Por: Benedita Aparecida Rossi

IMG_5061
Clique aqui para acessar a galeria de fotos!

Related Stories

spot_img

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments