Do retiro de Reavivamento Católico, que aconteceu no Santuário São Judas Tadeu, no dia 14 de setembro próximo passado, transcrevemos abaixo, resumo da segunda palestra do Pe. Giovani Maniero, sacerdote italiano, da Sociedade dos Servos da Eucaristia
2) Meditação: Buscar o amor no depósito do Coração Eucarístico de Jesus
Na meditação anterior falamos do Amor Eucarístico. Agora vamos nos aprofundar no Coração Eucarístico de Deus. É diferente: amor eucarístico e coração eucarístico.
O coração é a sede do bem e do mal, do amor e do egoísmo. O coração pode se encher de muitas coisas. O egoísta, por exemplo, tem egoísmo no coração; vive as paixões do mundo. O coração eucarístico, pelo contrário, é onde está depositado todo o amor de Deus Pai. Amor que veio pelo sacrifício de Seu Filho, Jesus, dado na cruz, pela salvação da humanidade.
Todos desejam o verdadeiro amor, busquemo-lo, portanto no Coração Eucarístico. O adorador enche seu coração do Amor Eucarístico, quando busca diretamente no depósito: o Coração Eucarístico de Jesus.E este Coração fala ao adorador, porque é o Evangelho vivo. Convive entre nós, é nosso contemporâneo. Assim tornamo-nos também evangelho vivo diante de Jesus.
Eis a grande alegria, a Boa Nova, o Evangelho Vivo: Jesus nos fala… Como podemos escutá-Lo? Não com a inteligência, mas com a fé, na Hóstia Santa, que há 20 séculos está viva entre nós. Como Santa Margarida Alacoque, que diante do sacrário, teve a experiência com o Sagrado Coração de Jesus.
Busquemos essa alegria. O mundo necessita do testemunho de coração cheio de amor. Quer nosso coração cheio do amor eucarístico. Grande responsabilidade no mundo de hoje é levar esta Boa Nova. E nos diz: “Sejam misericordiosos, como Vosso Pai é misericordioso” (Lc 6,36).
Eucaristia é Palavra de Vida Eterna – diante da Presença de Jesus Eucarístico testemunhar com a vida, não com palavras, que temos Jesus que é Vida Eterna: “Quem come a Minha carne e bebe Meu sangue, permanece em mim e e eu nele (Jo 6,56). Naquele tempo muitos se afastaram ao ouvi-Lo dizer isto. Nós não podemos nos afastar e sim procurar encher nosso coração com o coração eucarístico de Jesus.
Próxima e última meditação:
De “pequenas chamas” a “Corações ardentes” (Lc 24,32)
acompanhe em breve, neste site e participe deste projeto, originário na Itália e agora no Santuário.