Doar nosso tempo à alguém já é amar!!

amarHoje, uma das formas mais concretas de se amar uma pessoa é gastar tempo com ela, dar atenção a quem lhe pede um instante de sua vida. No mundo onde todos vivem influenciados por essa máxima popular: “tempo é dinheiro”, somos desafiados pelo Evangelho a transformar o nosso tempo em amor. Quem não gasta tempo amando, vive perdendo seu tempo, e se assim continuar, poderá perder toda a vida, simplesmente por não saber dar tempo para quem lhe pede.

Assim, tirar um tempo para rezar já é um ótimo treinamento para aprender a amar aqueles que a vida lhe trouxer. Tire um tempo agora da sua vida tão corrida, pegue a Bíblia, leia-a com calma, medite cada palavra e deixe que o Evangelho realize em você uma obra nova.

No Evangelho de Marcos 10,46-52, encontramos Jesus saindo de Jericó, acompanhado por uma multidão; porém, Ele será provocado a dar Sua atenção e Seu tempo para um certo mendigo chamado Bartimeu. Todos já haviam se acostumado a dar àquele cego suas esmolas, mas parar à beira do caminho, isso ninguém ainda havia feito. Aquele cego também não queria a esmola de Jesus. Quando ele supera o barulho da multidão e grita “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”, ele não queria apenas uma esmola, ele pedia algo mais. Ele pediu compaixão, ele pediu socorro para o Senhor.

Como as pessoas daquela região já o conheciam, tentaram calar sua voz e ignorá-lo, assim como nós fazemos dentro de casa e nos nossos relacionamentos, quando não damos tempo e importância a tantos que, ao nosso lado, pedem compaixão. Pessoas que ficam “à margem” da nossa atenção e se tornam mendigos de um “tempinho”, quase que suplicando nossa atenção como esmola. Realidade difícil de ser vivida num casamento, entre pais e filhos, entre amigos e comunidades.

Contra toda opinião da multidão alvoroçada, Jesus para e manda chamá-lo. Bartimeu, ainda cego, lança-se na direção de Jesus. Naquele momento, ele já havia ganhado muito mais do que todas as esmolas recebidas, ele estava tendo a atenção de Jesus. Alguém muito importante estava lhe dando atenção e um diálogo seria a ponte para a cura.

Jesus surpreende a todos com uma pergunta: “Que queres que eu te faça?”. Ele se coloca à disposição daquele homem, faz uma simples pergunta e fica ali ouvindo Bartimeu. Muitos conflitos entre nós já teriam sido resolvidos se tivéssemos a coragem de investir nosso tempo com os outros, acreditando que perguntas simples e, muitas vezes, óbvias já construiriam belas pontes de comunhão entre nós. Porém, sempre preferimos julgar o outro sem ouvi-lo ou ainda dar às pessoas o que nós acreditamos que elas querem, sem a coragem de lhes perguntar o que realmente elas esperam de nós.

Quantas pessoas gostariam de ouvir de você essa pergunta: “Que queres que eu te faça?”. Mas você fica cheio de receios de perguntar, pois a resposta pode acabar lhe “roubando muito tempo”.

A cura do cego acontece. O mais lindo é ver que ele se torna um seguidor de Jesus, pois, uma vez que Este lhe deu um pouco de Sua atenção, é Bartimeu quem deseja dar toda a sua vida para o Mestre. Isso se chama gratidão. Cada vez mais, essa realidade não aparece nos nossos relacionamentos, pois a lógica de mercado sufoca a gratidão, e acabamos vendendo e comprando o tempo dos outros, somos cegos e surdos para a gratidão. Muitas vezes, estamos entupidos de tarefas e responsabilidades, as quais roubam de nós o verdadeiro sentido da vida. O pior é que nós acabamos contribuindo para que esse crime continue acontecendo.

Jesus está nos ensinando que doar de nosso tempo para alguém já é amar, e esse amor pode curar todas as enfermidades. Bartimeu foi só um exemplo, mas, ao nosso lado, à margem da nossa vida e da nossa atenção, existem muitas pessoas pedindo um pouco do nosso tempo. Cabe a nós escolher a resposta que lhes daremos. Lembremo-nos: dar tempo já é amar! Se até agora você viveu “perdendo tempo”, escolha “dar esse tempo” às pessoas importantes que a vida está lhe trazendo agora. Olhe ao seu lado, há alguém precisando de você!

Padre Fabrício
Membro da Comunidade Canção Nova

Related Stories

spot_img

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui