Dom Eduardo e a Via Sacra

A “Via Sacra de Jesus expressa pelas mãos” foi escrita por D. Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo de Sorocaba, meditando a Paixão de Jesus e contemplando as estações, retratada nos vitrais que embelezam a Capela de sua residência.

“A meditação frequente da Via Sacra, Caminho de Sofrimento percorrido por Jesus em Sua Missão Redentora é fonte inesgotável de aperfeiçoamento espiritual”

Abaixo as considerações, no prefácio do livro “Via Sacra de Jesus expressa pelas mãos“, escrita por D. Odilo P. Scherer, cardeal arcebispo de S. Paulo.

As mãos de Jesus na Paixão”  

“A Via Sacra é um exercício de piedade muito recomendado pela Igreja, sobretudo durante a Quaresma.

Nela acompanhamos os passos da paixão de Jesus, desde a sua prisão até a morte, sepultura e ressurreição; e temos muito a aprender desses momentos dramáticos, mas, ao mesmo tempo, luminosos, da vida de Jesus Cristo.

O roteiro da Via Sacra que temos diante de nós olha para as mãos de Jesus; o autor teve uma bela intuição.

De fato, as mãos significam muito e a pessoa expressa tanto pelas mãos! Mãos que abençoam, apontam o caminho, advertem, se abrem para partilhar, estendem-se para ajudar; mãos que acariciam, curam, expressam sentimentos; mãos que pegam firme, que se entrelaçam dando afeto, mãos que se soltam e pendem, sem vida…

Benditas mãos de Jesus! Mãos visíveis, imagem da mão visível de Deus Pai. Mãos da benção e da misericórdia de Deus, estendidas permanentemente para os filhos pródigos; mãos de proteção segura de Deus; mãos do bom samaritano da humanidade, que se estendem para socorrer quem está caído…

Que a celebração desta Via Sacra faça crescer a certeza da fé, de que a mão de Deus, tão generosamente aberta e estendida para nós nas mãos de Jesus sofredor, nunca nos faltará ao longo da vida: “tanto Deus amou o mundo, que lhe entregou se Filho único, para que todo o que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna!”

E que desperte me nós a consciência de que as mãos de Jesus querem continuar a fazer o bem através de nós: “Hoje, Jesus não tem outras mãos para abençoar, outra boca para anunciar, outros pés para ir ao encontro das pessoas, a não ser os nossos”, que somos os seus discípulos…

Participe: próxima sexta feira – dia 21 de Março às 15 h. Veja o convite em nosso site.

Related Stories

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments

Sair da versão mobile