Celebramos hoje com muita alegria a vida de santidade de um dos quatro Evangelistas: São Marcos. Era judeu de origem e de uma família tão cristã que sempre acolheu aos primeiros cristãos em sua casa:
Atos 12,5s –“… enquanto Pedro estava sendo mantido na prisão, fazia-se incessantemente oração a Deus, por parte da Igreja, em favor dele. e repente, sobreveio o Anjo do Senhor e uma luz brilhou no cubículo: “Levanta-te depressa!” E caíram-lhe as correntes das mãos. Pedro saiu e foi seguindo-o, mas não sabia se era verdade o que estava acontecendo por meio do Anjo: parecia-lhe antes uma visão.Então Pedro, voltando a si, disse: “Agora sei realmente que o Senhor enviou o seu Anjo, livrando-me das mãos de Herodes e de toda expectativa do povo judeu”. Dando-se conta da situação, dirigiu-se à casa de Maria, a mãe de João, o que tem o cognome de Marcos.
A tradição nos leva a crer que na casa de São Marcos teria também acontecido a Santa Ceia celebrada por Jesus, assim como dia de Pentecostes, onde “inaugurou” a Igreja Católica. Acompanhou inicialmente Barnabé e Paulo em viagens apostólicas, e depois Pedro em Roma.
Dia 25 de abril, foi o dia do martírio. Os pagãos maltratavam-no de um modo tal que morreu no meio das crueldades. Em 815 suas relíquias foram transportadas para Veneza, onde ainda se acham. O LEÃO é o símbolo deste evangelista, que inicia seu Evangelho com estas palavras: “Voz daquele que clama no deserto: Preparai os caminhos do Senhor”.
ORAÇÃO – Abre, Senhor, os meus ouvidos para que se encham do tesouro do teu Evangelho, porque a minha vida, iluminada e confortada pela tua Palavra, terá sentido pleno e duradouro. Faz-me acolher o Verbo da verdade presente no teu Evangelho e fiel anunciador da Boa Nova do Teu Reino, Oh Meu Deus!
DIA – 25 de Abril – segunda feira
HORA – 19:30 H
LOCAL – Comunidade de São Marcos – Rua Trajano Ataide – Bairro São Marcos (território paroquial do Santuário São Judas Tadeu)
São Marcos, rogai por nós!