Busca

Procissão de Sexta-feira Santa em Jerusalém Procissão de Sexta-feira Santa em Jerusalém 

Igrejas em Jerusalém renovam apelo por paz na Terra Santa

Os treze Patriarcas e Chefes das Igrejas Cristãs em Jerusalém publicaram a Mensagem de Páscoa anual, na qual reforçam o apelo por um cessar-fogo imediato, pela libertação de todos os reféns, e evocam a mensagem pascal de esperança na Ressurreição.

Vatican News 

Ouça e compartilhe

Na mensagem de Páscoa, os Patriarcas e os Chefes das Igrejas em Jerusalém incentivaram os fiéis, especialmente aqueles que sofrem com a guerra na Terra Santa e em outros lugares, a voltarem o olhar para a Ressurreição de Jesus, a qual nos diz que, mesmo em meio à escuridão, toda a destruição é destruída por Sua morte.

Uma mensagem de esperança

A mensagem pascal de esperança na ressurreição, segundo as autoridades, "não apenas confirma o triunfo de Cristo sobre o pecado e a morte, mas também promete salvação àqueles que se aproximam de nosso Senhor com fé e coração penitente". Referindo-se especificamente à guerra em curso entre Israel e o Hamas, os líderes cristãos em Jerusalém, mais uma vez, condenam todas as ações violentas que têm como alvo civis inocentes e reiteraram seu apelo por um cessar-fogo imediato e duradouro.

Apelo por ajuda humanitária

No texto da mensagem, os Patriarcas e Chefes das Igrejas renovam seu apelo para a rápida distribuição de ajuda humanitária; a libertação de todos os reféns; o acesso livre de médicos e equipes de saúde totalmente equipadas para cuidar dos doentes e feridos; e a abertura para negociações mediadas internacionalmente com o objetivo de encerrar e superar o atual ciclo de violência.

Somente dessa forma, reforça o texto, "uma solução abrangente poderá ser finalmente alcançada para uma paz justa e duradoura aqui na terra onde nosso Senhor sacrificou sua vida, derrubando o muro da inimizade, a fim de oferecer ao mundo a esperança de reconciliação".

Proximidade com a comunidade cristã em Gaza

Ao estender sua mensagem aos cristãos e a outras pessoas em todo o mundo, os líderes religiosos em Jerusalém ofereceram suas saudações especiais aos fiéis que sofrem em Gaza, incluindo aqueles que se abrigam nas igrejas de São Porfírio e Sagrada Família, bem como a "corajosa equipe de voluntários e pacientes" do Hospital Ahli, administrado por anglicanos.

"A eles e a todos os que olham para a Ressurreição de Cristo com fé, mesmo em meio à escuridão atual, afirmemos com São Paulo esta aclamação esperançosa: 'Pois estou convencido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os governantes, nem as coisas presentes, nem as coisas futuras, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor."

“"Quaisquer que sejam nossas circunstâncias, podemos nos unir uns aos outros e repetir a antiga e alegre saudação de Páscoa que continua a ecoar através dos tempos: Cristo Ressuscitou! (Al Maseeh Qam! Christos Anesti! Christos haryav i merelotz! Pikhirstos aftonf! Christ est Ressuscité! Cristo è risorto! Christus resurrexit! Meshiha qam! Christos t'ensah em' muhtan! Christus ist auferstanden!) Ressuscitou, verdadeiramente! Aleluia!"”

 

Obrigado por ter lido este artigo. Se quiser se manter atualizado, assine a nossa newsletter clicando aqui e se inscreva no nosso canal do WhatsApp acessando aqui

29 março 2024, 10:55