Início da Adoração Eucarística no Santuátio São Judas Tadeu

Eucaristia e os anjos

“Na presença dos Anjos a ti cantarei louvores!”

 “Filho do homem, disse-me (a voz), é aqui o lugar do meu trono, o lugar onde pus a planta dos meus pés, minha morada definitiva entre os israelitas … no cume da montanha, todo o espaço que o rodeia é área sagrada . Tal é a lei relativa ao templo” (cf Ez 43,7 e 12)

HISTÓRICO – Em junho de 2.004, pela ação do Espírito Santo, têm início a Adoração Eucarística na Igreja Matriz da Paróquia São Judas Tadeu, sob a direção espiritual do Pe. Flávio Jorge Miguel Junior.

Seguindo um esquema de escala de pastorais e movimentos, os fiéis foram convidados a visitarem a Igreja, das 08:00 da manhã, até as 21:00 horas, de segunda à sexta feira; horários estes que poucos se aproximavam do altar do Senhor e reverenciavam Jesus no Sacrário. Através de suas homílias e orações, Pe. Flávio sempre convidava a todos a terem um encontro pessoal com Jesus. O desejo de estar com Jesus aumentava nos corações, mas faltava incremento nas orações pessoais.

Este incentivo aconteceu, por ocasião do Ano da Eucaristia, instituído por João Paulo II. A continuidade da Unção nas Santas Missas foi perceptível para aqueles que se propuseram a estar com o Senhor, cotidianamente  nas suas respectivas “horas santas” – verdadeiros oásis de graça na turbulência do dia a dia. Diante do Santíssimo Sacramento exposto no altar, ornamentado por velas e flores, muitos saciaram a sua sede de Deus.

Das escalas foram despontando os fiéis adoradores, que Pe. Flávio constituiu como “guardiões” do Santíssimo Sacramento, na Solenidade da Santa Mãe de Deus em 01/01/06. Estes foram designados para coordenar os períodos da manhã, tarde, vespertino e noite. “Tenham como patrono São Tarcisio, mártir da Eucaristia” disse Pe. Flávio naquela data. Juntamente com os adoradores de cada hora formaram o “Apostolado da Adoração”.

 “E, diante de mim, não faltarão jamais descendentes aos sacerdotes e aos levitas para oferecer os holocaustos, queimar as oferendas e celebrar o sacrifício cotidiano” – (Jr 33,18)

Nos anos que se seguiram eram comuns as Vigílias de 36 horas, assim chamadas, por incluir adoração noturna, por ocasião das festas eucarísticas (Quinta feira Santa; Corpus Christi); Festa do padroeiro São Tarcísio (15 de agosto); S. Judas Tadeu (28 de outubro). Também em festas marianas (13 de Maio; 12 de Outubro, 08 de Dezembro) por reconhecerem Maria como primeira adoradora – modelo para os adoradores.

“Se quisermos descobrir em toda a sua riqueza a relação íntima que liga a Igreja e a Eucaristia, não se pode esquecer Maria, Mãe e modelo da Igreja”. Assim começa o capítulo VI da Carta Encíclica Ecclesia de Eucaristia, com que João Paulo II evoca a profunda relação que Maria mantém com a Eucaristia e com a Igreja que vive do Sacramento do altar. O encontro com o “Deus em nós e para nós” inclui a Virgem Maria. Na sua escola de “mulher eucarística”, possa renascer a admiração pelo Mistério do Corpo e do Sangue de Cristo, e toda a Igreja possa vivê-lo com maior entusiasmo.

Durante a semana, o silêncio orante, na presença de Jesus Sacramentado; nos domingos e festas as Missas carismáticas. O Espírito Santo fluindo, os fiéis aumentando: a Igreja tornou-se pequena demais para tanta graça. Pe. Flávio, sob o dom da parresia, ousadia do Espírito, promove a edificação da nova igreja. Tempo de construção, de intensa luta, de barulho, de perigo nos andaimes, de dívidas. Nas contas do Rosário da Virgem Maria, rezado de hora em hora, o Espírito soprou.

E Jesus lá estava, derramando o oceano da Sua Misericórdia,  clamada, diariamente, pelos adoradores, na batida do relógio às 15:00 horas e celebrada solenemente na Festa da Misericórdia, a cada ano. A confiança – virtude indispensável para colher as graças da Misericórdia do Senhor, levou ao grande passo: Adoração Perpétua.

Reconstruíram o altar sobre as antigas bases… e ofereceram  holocaustos ao Senhor pela manhã e pela tarde. Em seguida celebraram a Festa dos Tabernáculos, como estava prescrito, e, diariamente, ofereciam holocaustos de acordo com o número prescrito para cada dia. Depois disso, ofereceram o holocausto perpétuo…” (Es 3,3-5)

No dia 01/04/09, movidos pelo fogo ardente do Espírito Santo, obedientes a Palavra do Senhor, guardados sob o manto protetor da Virgem Maria – Mãe da Eucaristia, pela intercessão do patrono São Judas Tadeu, iniciou-se a Adoração ao Santíssimo Sacramento, de domingo a domingo – 24 horas. Inspirados por São Pedro Julião Eymard:

“…Que venha cada vez mais o reino da Eucaristia: Adveniat regnum tuum!

Na Capela provisória, organizada e ornamentada, no meio da construção, fiéis de diversas paróquias da cidade e região, da arquidiocese de Sorocaba, atenderam ao chamado, para revezarem-se nas madrugadas e finais de semana. E desde então Jesus não mais esteve só no Sacrário, e a qualquer momento recebe seus fiéis adoradores.

No dia 28 de Outubro de 2.010, o arcebispo Metropolitano D. Eduardo Benes de Salles Rodrigues, na Missa festiva de S. Judas Tadeu, leu o decreto de transformação da Paróquia S. Judas Tadeu em Santuário, decorrente das inúmeras graças e milagres obtidos neste local. Para os adoradores, na Capela oficializada, desde então se cumpre a Palavra do Senhor, profetizada.

E que responderá (meu povo) aos mensageiros desta nação? Que o Senhor fundou Sião e que os humildes de seu povo aí encontrarão refúgio“. (Is 14,32)

‘Vinde e vede: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!

Artigo anteriorSer Caminho
Próximo artigoMissa em honra a São Judas Tadeu

Related Stories

spot_img

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments