Psicanalista: mulher tem que encontrar o equilíbrio entre razão e emoção

Nesta segunda-feira (11), a psicanalista Renata Ruiz realizou o “Bate-papo entre Mulheres”, na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.
Renata é pós-graduada em Psicanálise e Psicanálise nas Corporações, formada pelo Instituto CEFAS (Centro de Formação e Assistência à Saúde). Possui especialização nas áreas de atendimento individual, criança e adolescente, observação mamãe e bebê, casal e família, grupalidade, palestras e avaliações psicológica de candidatos em empresas.
Segundo Renata, a psicanálise cuida da raiz (base) da árvore quando comparado com o ser humano, enquanto a psicologia cuida da dos ramos e folhas. Renata deixa claro que as mulheres no mundo vieram para fazer a diferença, mas precisam descobrir o seu dom.

AMAR A SI MESMO
Na psicanálise o grande objetivo é se conhecer. Por isso, Renata deixa claro que é preciso amar a si mesmo antes de amar alguém. Despertar o autoconhecimento é fundamental para ter relacionamentos saudáveis.
A mulher deve aprender a se olhar no espelho e se reconhecer e se considerar bonita. Renata recomenda a suas pacientes que comprem espelhos para ele olhar e admirar o reflexo se reconhecendo como corpo, alma e espírito.

SEM RÓTULOS
Em sua palestra Renata comenta que os pais colocam rótulos em seus filhos e que isso não é saudável. A comparação entre o filho “bom” e o filho “ruim” traz prejuízos para a pessoa que pode carregar uma carga emocional por toda a vida. “A fala edifica e destrói” uma pessoa destaca a psicanalista.
Por isso, muitas vezes um profissional pode ajudar a mulher a se autodescobrir, porque este vê “fora da ilha”, sendo que a “dor é individual” não podendo ser comparada. Finalizando, Renata deixou claro que a mulher deve buscar o equilíbrio entre a razão e a emoção.