Retiro espiritual no Santuário: triunfo do Coração de Jesus e de Maria

S.PEDRO JULIAOO Santuário São Judas Tadeu recebeu com muita alegria o sacerdote italiano Pe. Giovani Maniero, da Sociedade dos Servos da Eucaristia, que veio acompanhado pelo Pe. Delsi, pelo irmão Fernando e pelo casal Maurício (sobrinho do padre Giovani) e sua esposa Lizete, brasileira, intérprete no evento.

Servos da Eucaristia – Padres e religiosos consagrados ao serviço da pessoa de Jesus Cristo presente na Eucaristia. Animados pela espiritualidade carismática de São Pedro Julião Eymard, regem-se pelas constituições que ele elaborou para “servir nosso Senhor no seu Sacramento de amor, por meio de uma Sociedade de homens que se dedicam especialmente e totalmente a este serviço”.

Aproximadamente quinhentos participantes, acompanharam as palestras e meditações, pela manhã no auditório do Centro de Evangelização Monsenhor Mauro Vallini e no período da tarde no Santuário. Publicaremos aqui trechos do retiro. Segue um resumo da primeira meditação feita pelo Pe. Giovanni:

1ª Meditação: Somos triunfo do Coração de Jesus e de Maria

J M 2“O triunfo do Imaculado Coração de Maria, previsto nas aparições em Fátima, no ano 1917, começa aqui: somos esse triunfo, quando colocamos Jesus no centro de nossas vidas e fazemos com Ele um compromisso, que é um compromisso de alegria.

Jesus é o mesmo ontem, hoje e sempre. Portanto Jesus é nosso contemporâneo. Permanece conosco. Fez-se homem através de Maria; uniu-se ao seu coração e assim na eternidade triunfa não com armas, mas com amor. Triunfo do coração de Jesus e de Maria é o amor. Na Eucaristia acontece o triunfo dos Dois Corações.

 

Onde ir para aprender a amar? Diante de Jesus Eucarístico. Para amar também nossos inimigos, pois Jesus ama a todos. Se triunfar o amor em mim, triunfa o amor de Maria. O coração Imaculado é exatamente isso: exultou de alegria somente no Senhor. Nosso encontro com Jesus na Adoração é este triunfo.

São Pedro Julião Eymard ensina: o Coração Eucarístico triunfa em nós, através do compromisso sério que fazemos com Jesus, na adoração, onde Ele quer sempre nos encontrar, entrar em nós, para nos encher com seu amor eucarístico e nos transformar em homens e mulheres eucarísticos  – comprometidos em viver segundo o próprio Jesus.

O mundo tem necessidade deste triunfo, total, sincero. O mundo precisa ver essa alegria, esse triunfo.  Nós adoradores somos sinais: o mundo deve ver em nós esta alegria: alegria de ver a derrota de Satanás.

IMACULADO 04Jesus presente em nós, vivendo em nós é vencedor da morte e de Satanás. È vida, é amor. Não somos nós que vencemos. Quem vence é o amor. Triunfo do amor, do coração Imaculado de Maria. Na sua solicitude materna, a Santíssima Virgem veio em Fátima, pedir aos homens para “não ofenderem mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido”.

É a dor de mãe que a faz falar; está em jogo a sorte de seus filhos. Por isso, dizia aos pastorinhos: “Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas”. Conforta-nos o que a “Senhora vestida de branco” prometeu aos pastorinhos: “Por fim, meu Imaculado Coração triunfará!

reinado eucaristicoPor isso a Adoração perpétua não é pessoal, é comunitária; é compromisso comunitário. Diferente do encontro com Jesus por interesse, para obter graças. Isto é egoísmo. Interesse, não é amor.

O papa João Paulo II, recentemente canonizado, chamou-nos a sermos pessoas eucarísticas, porque há 20 séculos temos a presença do amor eucarístico – constante, contínuo – de século em século. Devemos imitar! Retribuir este amor. Começar na terra o que faremos na eternidade. Pedir e desejar sermos estes homens e mulheres eucarísticos semelhantes a Nossa Senhora.

 

Obs – Acompanhe as demais meditações na próxima matéria. O retiro encerrou-se com a Missa presidida pelo reitor Pe. Flávio e concelebrada pelo Pe. Giovani e Pe. Delsi .

Related Stories

spot_img

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments