Santuário São Judas Tadeu abrirá Porta Santa a pedido do Papa

formacao_saiba-como-viver-bem-o-ano-da-misericordia-1600x1200-600x450Amanhã dia 01 de janeiro de 2016, o Santuário São Judas Tadeu realizará a abertura da Porta Santa em uma cerimônia presidida pelo nosso Arcebispo Dom Eduardo Benes Rodrigues. A abertura acontecerá durante a missa das 15 horas, que contará com um rito especial. Ao instituir esta data para a abertura da Porta, o papa deseja recordar aos fiéis que é da Misericórdia Divina que provém a alegria do cristão.

A abertura da Porta Santa marca o início do Ano Santo Extraordinário do Jubileu da Misericórdia. Anunciado pelo Papa Francisco no dia 13 de março deste ano, durante uma celebração penitencial em Roma, o acontecimento será, nas palavras do Santo Padre, um “Jubileu Extraordinário que terá como seu centro a misericórdia de Deus”.

Na bula de convocação para o Jubileu, intitulada “Misericordiae Vultus”, Francisco estabeleceu as datas de abertura e encerramento do Ano, bem como solicitou que cada Diocese abra no seu território uma Porta Santa. Esta porta deve ser aberta “ou na Catedral, (…) ou na Concatedral, ou então numa Igreja de significado especial.” (MV 3) O Pontífice pediu também que os grandes Santuários realizem a abertura da Porta no dia 13 de dezembro, data em que ele mesmo realizará a abertura da Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, em Roma.

O Vaticano disponibilizou, por meio do site oficial do Ano da misericórdia, um mapa com a localização das “Portas da Misericórdia” pelo mundo. Cada Diocese pode assinalar sua Porta Santa pelo mesmo local.

Além das portas das igrejas jubilares, o papa estendeu em dois casos as indulgências às pessoas que de uma forma ou outra estarão impossibilitadas de peregrinar até uma Porta Santa. O primeiro é direcionado aos doentes e idosos: a eles o Pontífice concede as indulgências jubilares desde que vivam este momento de sofrimento “com fé e esperança jubilosa, recebendo a comunhão ou participando na santa Missa e na oração comunitária, inclusive através dos vários meios de comunicação”.

Já o segundo é destinado aos encarcerados, que terão as indulgências “nas capelas dos cárceres, e todas as vezes que passarem pela porta da sua cela, dirigindo o pensamento e a oração ao Pai.”, desde que arrependidos de seus crimes e pecados de coração sincero. Francisco afirma que este gesto “significa para eles a passagem pela Porta Santa, porque a misericórdia de Deus, capaz de mudar os corações, consegue também transformar as grades em experiência de liberdade.”.

Para lucrar as indulgências do Jubileu da Misericórdia, aliados à passagem pela Porta Santa nas igrejas jubilares, ou nos gestos destinados aos presos, doentes e idosos, os fiéis deverão realizar as condições habituais para a concessão de indulgências: a profissão de fé e a oração pelo Papa e pelas suas intenções . Esta oração será, pelo menos, um Pai-Nosso, mas podem-se-lhe acrescentar outras. Em particular, tendo em conta o espírito particular deste Ano Santo, sugere-se a bonita oração do Papa Francisco para o Jubileu e, para concluir o momento de oração, uma invocação ao Senhor Jesus Misericordioso (por exemplo, “Jesus Misericordioso, eu confio em Ti”). Como de costume, é preciso realizar também a confissão e a comunhão sacramental.

Porta Santa – É na tradição cristã próprio Cristo. “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem” (Jo 10,9). É toda porta no espaço sagrado de um templo que representa Cristo, pois por Ele entramos no Seu mistério. Portanto, passar pela Porta Santa significa que temos o objetivo de nos renovarmos, um convite para entrarmos mais ainda no Mistério do Cristo que é o Mistério da Vida.

Na Igreja Católica a Porta Santa é celebrada junto aos jubileus, em geral, a cada 25 anos, mas é possível que o papa proclame um Jubileu Extraordinário, como fez o Papa Francisco, que promulgou o próximo ano como santo, para que seja “O tempo favorável, o dia da salvação” (2 Cor 6,2).

Related Stories

spot_img

Menu

Capela de Nossa Senhora dos Remédios

  A programação na Capela de Nossa Senhora dos Remédios está sob a responsabilidade do...

São Josemaria Escrivá

Localização: Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba - SP Missas: Todos os sábados, às 17:30...

São Marcos

    Localizada na Rua: Trajano Ataíde - Jardim Sao Marcos, Sorocaba - SP - 18056-560 Missas: • Segunda à Sexta-feira...

Quinta-feira – Santa Missa

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa que será...

Santa Missa. Veja os horários!!

O Santuário São Judas Tadeu convida todos para participar da Santa Missa. As Missas serão...

Categoria

Comments