Santuário:

Comunidade: São Josemaria Escrivá

Localização:


Av Mario José Azevedo de Almeida, 143 |Sorocaba – SP

Missas:

Todos os sábados, às 17:30 horas

O Padroeiro:

São Josemaria Escrivá de Balaguer (1902-1975), fundador do Opus Dei.
Nasceu em Barbastro (Espanha) em 09-01-1902.
Recebeu a ordenação sacerdotal em Saragoça no dia 28-3-1925. A 2-10-1928 fundou, por inspiração divina, o Opus Dei. Em 26-6-1975 faleceu repentinamente em Roma, logo após ter olhado com imenso carinho uma imagem de Nossa Senhora que presidia ao seu quarto de trabalho.
Naquele momento, o Opus Dei estava estendido peloscinco continentes e contava mais de 60.000 membros de 80 nacionalidades, a serviço da Igreja com o mesmo espírito de plena união com o Papa e os Bispos que São Josemaria Escrivá sempre viveu.
O Santo Padre João Paulo II canonizou o Fundador do Opus Dei em Roma, no dia 6-10-2002.
A sua festa litúrgica celebra-se no dia 26 de junho.
O corpo de São Josemaria Escrivá repousa na igreja prelatícia de Santa Maria da Paz (Viale Bruno Buozzi, 75, Roma).

A mensagem cristã que Deus mostrou a São Josemaria é hoje uma realidade na vida de muitas pessoas, espalhadas pelo mundo inteiro. Diante disso, é muito difícil registrar todos os pormenores históricos da sua expansão em cada país. Apontamos somente algumas datas de especial significado.

“A santidade compõe-se de heroísmos. – Portanto, o que se nos pede no trabalho é o heroísmo de “acabar” bem as tarefas que nos competem, dia após dia”.

Oração a São Josemaria Escrivá

Ó Deus, que, por mediação da Santíssima Virgem Maria, concedestes inumeráveis graças a São Josemaria, sacerdote, escolhendo-o como instrumento fidelíssimo para fundar o Opus Dei, caminho de santificação no trabalho profissional e no cumprimento dos deveres cotidianos do cristão, fazei que eu saiba também converter todos os momentos e circunstâncias da minha vida em ocasião de vos amar, e de servir com alegria e com simplicidade a Igreja, o Romano Pontífice e as almas, iluminando os caminhos da terra com o resplendor da fé e do amor. Concedei-me por intercessão de São Josemaria o favor que vos peço… (peça-se). Amém.Pai-nosso, Ave-Maria, Glória.
História -Opus Dei – no Brasil 
O trabalho apostólico do Opus Dei no Brasil teve início em 1957, em Marília, Estado de São Paulo. Devido ao interesse e à prolongada insistência do então bispo dessa diocese, D. Hugo Bressane de Araújo, São Josemaria Escrivá decidiu que fosse erigido um primeiro Centro do Opus Dei no Brasil, nessa jovem cidade da Alta Paulista, e para ela se transferiram alguns membros da Obra, entre eles o Pe. Jaime Espinosa Anta, licenciado em medicina e doutor em direito canônico, o médico recém-formado José Luís Alonso Nieto, e o jovem advogado Félix Ruiz Alonso.
Neste mesmo ano, abriu-se também em Marília o primeiro Centro feminino. Entre outras vieram iniciar o trabalho do Opus Dei no Brasil Gabriela Malvar Fonseca (professora), Rosário Alonso (nutricionista) e Maria Clara Constantino (professora de filosofia).

O primeiro membro brasileiro do Opus Dei que se ordenou sacerdote foi Mons. Pedro Barreto Celestino. Após vários anos de preparação em Roma, junto do Fundador, recebeu a ordenação sacerdotal em 1971.

Um marco decisivo para o desenvolvimento do trabalho apostólico do Opus Dei foi a estadia em São Paulo de São Josemaria Escrivá, entre 22 de maio e 7 de junho de 1974. Muitas pessoas tiveram a oportunidade de conhecê-lo e ouvi-lo em encontros de catequese, que chegaram a reunir mais de 3.000 participantes no Parque Anhembi, e perto de 2000 no Auditório Mauá. No dia 28 de maio, São Josemaria, acompanhado por numerosos fiéis do Opus Dei, cooperadores e amigos, realizou uma romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Com o incentivo de São Josemaria e as bênçãos de Deus, a partir de 1975, o trabalho estável do Opus Dei foi-se estendendo rapidamente pelo país, com variadas iniciativas de caráter cultural, social e apostólico iniciadas no Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Londrina, Niterói, São José dos Campos e Ribeirão Preto, sendo que, em várias outras cidades, há fiéis do Opus Dei que promovem atividades formativas, sociais e apostólicas de diversos tipos.
Atualmente, o Opus Dei conta, no Brasil, com 1.700 fiéis, entre eles 40 sacerdotes incardinados na Prelazia do Opus Dei e outros 20 em diversas dioceses.
Compartilhar:

Membro da Pascom:

Avatar photo

Marcelo Tadeu

Marcelo é um entusiasta de games e tecnologia, formado em Redes de Computadores com aperfeiçoamento em Criptografia Digital, Montagem e Manutenção de Servidores, Linguagem de Programação, Designer Gráfico, Apple Management, e pós-graduado em Segurança da Informação.
Possui experiência profissional na área de informática em geral, como também produção gráfica.

No Santuário, atua como voluntário e integra a pastoral da comunicação desde 2009.

Facebook do Santuário: