Artigos

O Desafio do Equilíbrio: Cuidado com o Vício Digital!

Em um mundo onde a presença digital é constante, o uso excessivo de telas tornou-se uma preocupação crescente. As escolas estão tomando medidas drásticas, como o bloqueio de aplicativos, para combater o impacto negativo na memória, foco e aprendizagem dos estudantes (LEIA MAIS AQUI)

A Igreja Católica, por meio de suas orientações, também aborda a questão do vício digital. O Papa Francisco alerta para os riscos de uma conectividade incessante, que pode levar à perda de contato com a realidade e prejudicar as relações interpessoais (LEIA MAIS AQUI).

No Brasil, escolas públicas e privadas estão ampliando a proibição do uso de celulares. A Escola da Vila, em São Paulo, adotou um sistema onde os alunos guardam seus aparelhos desligados durante as aulas, uma iniciativa que tem mostrado resultados positivos no aumento do foco e na qualidade do aprendizado (LEIA MAIS AQUI).

A Unesco reforça essa postura, apontando estudos que demonstram uma associação negativa entre o uso de tecnologias e o desempenho dos estudantes. O relatório da organização sugere que o banimento total dos celulares em ambiente escolar pode ser benéfico para a saúde mental e o desenvolvimento educacional dos jovens.

Como exemplo de evangelização, o Frei Gilson, um defensor da evangelização digital, alcança milhões através de plataformas como o YouTube, mas enfatiza a necessidade de moderação no uso das tecnologias. Ele exemplifica como a fé pode ser compartilhada digitalmente, sem que isso se torne um vício.

Estudos indicam que adolescentes, com idades entre 11 e 18 anos, devem limitar o tempo de tela a 2-3 horas por dia (LEIA MAIS AQUI). Para os adultos, embora não haja uma recomendação específica, é essencial buscar um equilíbrio para evitar o vício digital e suas consequências.

A mensagem é clara: tanto a Igreja quanto as instituições educacionais reconhecem os benefícios da tecnologia, mas alertam para a importância de um uso consciente e equilibrado. O objetivo é garantir que as ferramentas digitais sirvam para enriquecer, e não para dominar, nossas vidas.

E você? Se vigia nesta Era Digital?

Deixarei nesta postagens alguns artigos que dão um exemplo prático de como ter e aplicar nas crianças um tempo de tela recomendado:

Artigos relacionados:

1) bbc.com

2) otomodospais.com.br

3) escoladainteligencia.com.br

4) crb.g12.br

5) vejario.abril.com.br

Compartilhar:

Membro da Pascom:

Avatar photo

Marcelo Tadeu

Marcelo é um entusiasta de games e tecnologia, formado em Redes de Computadores com aperfeiçoamento em Criptografia Digital, Montagem e Manutenção de Servidores, Linguagem de Programação, Designer Gráfico, Apple Management, e pós-graduado em Segurança da Informação.
Possui experiência profissional na área de informática em geral, como também produção gráfica.

No Santuário, atua como voluntário e integra a pastoral da comunicação desde 2009.

Facebook do Santuário: