Artigos

O colar de turquesas azuis: Uma história sobre a verdadeira Doação!

    O colar de turquesas azuis


    ‘O homem por detrás do balcão olhava uma garotinha se aproximar da loja. Ela amassou o narizinho contra o vidro da vitrina. Os seus olhos azuis da cor do céu brilharam quando viu determinado objeto. Ela entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesas azuis:

    -‘É para minha irmã. Você pode fazer um pacote bem bonito?’

    O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou:
    -‘Quanto dinheiro você tem?’

    Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e, feliz, disse: ‘Isto dá, não dá?’ . Eram apenas algumas moedas que ela tinha e exibia orgulhosa.

    -‘Sabe’, continuou, ‘eu quero dar este presente para minha irmã mais velha. Desde que nossa mãe morreu, ela cuida da gente . Hoje é aniversário dela e tenho certeza que ficará feliz com o colar que é da cor dos olhos dela.’
    O homem foi para o interior da loja. Colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde.

    -‘Tome!’ disse para a garota. ‘Leve com cuidado.’

    Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia, quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou a loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou:
    -‘Este colar foi comprado aqui?’

    -‘Sim senhora.’

    -‘E quanto custou?’

    -‘Ah!’ falou o dono da loja ‘o preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o freguês.’

    -‘Mas minha irmã somente tinha algumas moedas. E esse colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagar por ele.’

    O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu à jovem: ‘Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. Ela deu tudo que tinha!’ 

    O silêncio encheu a pequena loja, e lágrimas rolaram pela face da jovem, enquanto suas mãos tomavam o embrulho. Ela retornou ao lar emocionada…


    Esta história nos mostra o que significa doar-se por inteiro, sem restrições. Não se trata de dar o que sobra, mas o que faz falta. Não se trata de esperar algo em troca, mas de oferecer gratuitamente. Não se trata de fazer um investimento, mas de fazer um sacrifício.

    A verdadeira doação é dar-se por inteiro, como Jesus fez por nós na cruz. Ele não foi apenas um espectador, mas um protagonista da nossa salvação. Ele não nos deu apenas coisas, mas a si mesmo. Ele não nos amou por interesse, mas por misericórdia.

    Neste ano, somos convidados a imitar esse amor de Jesus, que se doa por inteiro. Somos chamados a ser presença para o outro, a abrir-nos para uma vida nova, a mudar as nossas atitudes, a melhorar a nossa vida. O verdadeiro sentido deste ano está em amar. Amor é doação, é entrega, sem interesses, sem “troca”.

    Por isso, o melhor presente neste ano é ser presença. Presença de amor e doação, nos gestos mais simples. Numa visita, num abraço, num pedido de perdão, no dizer “eu te amo”. Com certeza, para o mundo estas são apenas “algumas moedas”, mas no fundo é o que paga uma joia tão linda e cara: Um ano realmente santo e feliz!

    “O maior amor que alguém pode ter pelos seus amigos é dar a vida por eles.” (João 15, 13)

    Compartilhar:

    Membro da Pascom:

    Avatar photo

    Marcelo Tadeu

    Marcelo é um entusiasta de games e tecnologia, formado em Redes de Computadores com aperfeiçoamento em Criptografia Digital, Montagem e Manutenção de Servidores, Linguagem de Programação, Designer Gráfico, Apple Management, e pós-graduado em Segurança da Informação.
    Possui experiência profissional na área de informática em geral, como também produção gráfica.

    No Santuário, atua como voluntário e integra a pastoral da comunicação desde 2009.