Notícias do Santuário

Chamado à santidade: nossa primeira vocação

O Pai nos escolheu e nos predestinou a sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo. Deus queria ter muitos filhos, por isso nos predestinou quando ainda nem existíamos. É isso que nos afirma a Palavra de Deus:

“Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo: Ele nos abençoou com toda a bênção espiritual nos céus, em Cristo. Ele nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. Ele nos predestinou a ser para ele filhos adotivos por Jesus Cristo, assim o quis a sua benevolência para o louvor da sua glória, e da graça com que nos cumulou em seu bem-amado” (Ef 1,3-6).

Essa é uma verdade de fé revelada pela Escritura. Deus nos escolheu antes da fundação do mundo. Ele queria ter muitos filhos, por isso nos predestinou a sermos Seus filhos adotivos em Jesus Cristo. Por meio de Jesus nos tornamos filhos de Deus: “Ele nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis sob Seu olhar, no amor”.

Uma vez que somos filhos, somos também herdeiros. A herança de Jesus é a nossa herança. Fomos escolhidos, predestinados ainda antes da fundação do mundo para sermos herdeiros de céus novos e uma terra nova.

Esse é o nosso primeiro chamado, nossa primeira vocação: “Nele, ainda, ouvistes a palavra da verdade, o Evangelho que vos salva. Nele, ainda, crestes e fostes marcados com o sinete do Espírito prometido, o Espírito Santo, adiantamento da nossa herança até a libertação final em que dela tomaremos posse, para o louvor da sua glória” (Ef 1, 13-14).

Cada um de nós tem um lugar único, e somos convocados a ocupar nosso lugar. O Senhor virá para implantar o Seu Reino e somos escolhidos para fazer parte dele.

Assuma essa escolha: Sou escolhido por graça de Deus. Sou um eleito do Pai não por merecimento, mas por pura graça.

O Senhor nos escolheu antes da criação do mundo para participarmos desse Reino que Jesus virá implantar. Somos escolhidos. Não podemos faltar. Precisamos conquistar esse Reino e garantir o nosso lugar. O Senhor nos dá essa certeza: existe um lugar em céus novos e uma terra nova que nos pertence. Por isso Ele derramou sobre nós o Seu Espírito Santo. Essa é a garantia que Ele mesmo nos dá.

Não podemos perder o nosso lugar. O Senhor nos quer santos e irrepreensíveis. Ele quer trabalhar em nós, colocar a Sua santidade e a Sua perfeição em nós, Ele quer fazer de nós Sua obra-prima.

Antes da criação do mundo já fomos escolhidos, predestinados a ter o nosso lugar e sermos herdeiros do Reino que o Senhor virá implantar. Deus nos escolheu, por isso enviou o Seu Filho e nos salvou pelo Sangue que Ele derramou na cruz.

Deus nos predestinou e nos marcou com o sinete do Seu Espírito Santo. Sinete é uma peça de metal que, colocada no fogo, torna-se ferro em brasa e é aplicado no couro do animal para marcá-lo. Fomos marcados com o sinete do Espírito, e não há como retirar essa marca. Somos herdeiros do Reino de Deus e co-herdeiros de Cristo.

Somos chamados à santidade. Todos, sem exceção. É esse o nosso primeiro chamado. Essa é a primeira vocação de todo batizado.

Artigo extraído do livro: ‘Vocação: um desafio de amor’, de monsenhor Jonas Abib.

Compartilhar:

Membro da Pascom:

Avatar photo

Marcelo Tadeu

Marcelo é um entusiasta de games e tecnologia, formado em Redes de Computadores com aperfeiçoamento em Criptografia Digital, Montagem e Manutenção de Servidores, Linguagem de Programação, Designer Gráfico, Apple Management, e pós-graduado em Segurança da Informação.
Possui experiência profissional na área de informática em geral, como também produção gráfica.

No Santuário, atua como voluntário e integra a pastoral da comunicação desde 2009.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário

Facebook do Santuário: