Artigos

Como mudar de olhar, de coração e de esperança?

Todo o momento é uma oportunidade de renovar a nossa vida, de ver as coisas de uma forma diferente e de buscar a mudança que queremos no mundo. Mas como fazer isso? Neste artigo, vamos refletir sobre três aspectos que podem nos ajudar nessa jornada: o olhar, o coração e a esperança.

Mudar de olhar

O primeiro passo é mudar de olhar, ou seja, ampliar a nossa visão da realidade, sem nos limitarmos a um só ponto de vista. É como o poeta que contempla o silêncio das palavras e descobre novas possibilidades de sentido e de beleza. Assim, podemos nos abrir para o novo, para o diferente, para o surpreendente.

Mudar de olhar também significa reconhecer a presença de Deus em todas as coisas, desde as mais simples até as mais complexas. Deus se revela na natureza, na história, na cultura, nas pessoas, nos acontecimentos. Ele nos convida a participar da sua obra criadora, colaborando com o seu plano de amor.

Mudar de coração

O segundo passo é mudar de coração, ou seja, transformar a nossa atitude interior, deixando de lado o egoísmo, o orgulho, a indiferença, a violência. Precisamos cultivar um coração aberto à bondade, à luz, à graça de Cristo. Um coração que se compadece dos que sofrem, que se alegra com os que se alegram, que perdoa os que erram, que ama os que são amados por Deus.

Mudar de coração também significa ter o desejo de mudar, de sair da zona de conforto, de atravessar pontes para novos territórios em terras antigas. É preciso ter coragem, disposição, confiança. É preciso deixar Deus agir em nós, nos moldar, nos conduzir.

Mudar de esperança

O terceiro passo é mudar de esperança, ou seja, renovar a nossa fé em Cristo, que nos dá a certeza de um mundo novo, de paz e de amor. Uma esperança que não se baseia nas circunstâncias, mas na promessa de Deus, que é fiel e cumpre o que diz. Uma esperança que nos faz caminhar, guiados pela estrela que brilha no céu, como os magos que foram ao encontro do Menino Jesus.

Mudar de esperança também significa antecipar, na nossa vida, os sinais do Reino de Deus, que já está presente, mas ainda não plenamente. É viver como cidadãos do céu, que anseiam pela nova terra e pelo novo céu, onde Deus habitará com os homens, e enxugará toda lágrima dos seus olhos, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor.

Conclusão

Mudar de olhar, de coração e de esperança é um desafio, mas também uma graça. É um convite a entrar em sintonia com Deus, que faz novas todas as coisas. É uma proposta de viver a vida em plenitude, com sentido e com alegria. Que a vida seja, para todos nós, uma ocasião de mudança, de renovação, de conversão. Que Deus nos abençoe e nos acompanhe nessa caminhada!

Compartilhar:

Membro da Pascom:

Avatar photo

Marcelo Tadeu

Marcelo é um entusiasta de games e tecnologia, formado em Redes de Computadores com aperfeiçoamento em Criptografia Digital, Montagem e Manutenção de Servidores, Linguagem de Programação, Designer Gráfico, Apple Management, e pós-graduado em Segurança da Informação.
Possui experiência profissional na área de informática em geral, como também produção gráfica.

No Santuário, atua como voluntário e integra a pastoral da comunicação desde 2009.

Facebook do Santuário: