Santa Casa de Sorocaba SP

Você conhece a origem da Devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós?

Conheça a origem da Devoção a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, e junte-se ao Santuário nesta corrente de oração em prol as reformas da Santa Casa de Sorocaba!


A devoção a Nossa Desatadora dos Nós tem sua origem na Alemanha, no início do século XVIII. Segundo fontes históricas, o quadro, no qual a Virgem Maria é representada desatando os nós de uma fita ladeada por vários Arcanjos, foi encomendado pelo padre Hieronymus Ambrosius Langenmantel, que era cônego da igreja de Sankt Peter am Perlach, na cidade de Augsburgo, como agradecimento por uma graça alcançada por sua família por intercessão de Nossa Senhora.

O quadro foi pintado por Johann Melchior Georg Schmidtner, que tomou como inspiração um dos escritos de Santo Irineu de Lyon, que diz:

“O nó da desobediência de Eva foi desatado pela obediência de Maria. O que uma fez por incredulidade o desfez a outra pela fé”.

Ainda, o artista usou como fonte de inspiração a passagem do capítulo 12 do livro do Apocalipse:

“Um grande sinal apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça”. (Ap 12,1)

Foram essas as duas inspirações para a confecção da pintura, que foi realizada entre 1699 e 1700.

O destino da pintura seria a capela particular do palácio pertencente à família do padre Hieronymus Ambrosius Langenmantel, mas, por sua beleza e por tudo aquilo que ela transmitia, o quadro foi colocado na igreja de Sankt Peter am Perlach, para a veneração pública dos fiéis. Não demorou para acontecerem relatos de graças atribuídos à Mãe de Deus, que passou a ser aclamada pelo povo como Desatadora dos Nós.

Essa devoção se expandiu e hoje é muito popular em países como a Argentina e Brasil. O Papa Francisco é um grande devoto de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Conheceu essa devoção quando era padre jesuíta e fazia seu doutorado na Alemanha, na década de 1980. Ele visitou a igreja de Sankt Peter am Perlach em Augsburgo e conheceu a magnífica pintura e a história em torno dela.

Assim, nós também rezamos a Nossa Senhora Desatadora dos Nós, pedindo sua intercessão para nos ajudar a desfazer os nós que encontramos em nossa vida cotidiana.

Fonte: A12

Junte-se a nós do Santuário São Judas Tadeu nesta corrente de oração!

Oração inicial:

1 Creio
1 Pai-Nosso
3 Ave-Maria

Nas contas grandes (lugar do Pai Nosso):
“Ó Jesus, pelos méritos infinitos de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, desatai toda amarra das obras e reformas da Santa Casa”.

Em vez da Ave-Maria, reza-se:
“Nossa Senhora desatai os Nós das reformas da Santa Casa de Sorocaba”.

Oração final:
“Santa Mãe de Deus, vós sois a Desatadora de todos os Nós. Com as vossas santas mãos cheias de amor por Jesus, cremos que estais desatando os Nós e obstáculos das sobras e reformas da nossa Santa Casa de Sorocaba.
Que com essas obras e reformas, possamos dar aos nossos enfermos maior conforto e segurança”.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo,

Amém!

Compartilhar:

Membro da Pascom:

Avatar photo

Marcelo Tadeu

Marcelo é um entusiasta de games e tecnologia, formado em Redes de Computadores com aperfeiçoamento em Criptografia Digital, Montagem e Manutenção de Servidores, Linguagem de Programação, Designer Gráfico, Apple Management, e pós-graduado em Segurança da Informação.
Possui experiência profissional na área de informática em geral, como também produção gráfica.

No Santuário, atua como voluntário e integra a pastoral da comunicação desde 2009.